Velódromo do Rio vem para Goiânia
Benefício deve chegar em abril e é uma das cinco etapas do projeto do Parque das Bicicletas. No Brasil
O Parque das Bicicletas, projeto da Prefeitura de Goiânia ainda em fase de estudo, acaba de ganhar um novo incentivo. É que o Ministério do Esporte decidiu que o velódromo do Rio de Janeiro, construído para receber os Jogos Pan-Americanos de 2007, vai vir para Goiânia. O velódromo deve chegar em abril e será instalado no Parque Los Angeles, próximo ao Paço Municipal, onde hoje já existe uma pista de mountain bike. Segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), o velódromo é uma das etapas do Parque das Bicicletas, que prevê ainda a reforma da pista de mountain bike, a construção de circuitos de bicicross para treinos da comunidade e teatro ao ar livre.
Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Wesley Batista lembra que, além do Rio de Janeiro, que vai construir outro velódromo atendendo ao padrão olímpico, Goiânia será a única outra cidade do País a ter um velódromo coberto. Construído em piso siberiano, o atual velódromo custou R$ 14 milhões. Segundo o secretário, a partir da vinda do velódromo, Goiânia vai poder receber eventos esportivos nacionais e internacionais, dando mais visibilidade aos talentos goianos. Essa também e a intenção do Parque das Bicicletas. “Na verdade, Goiânia tem tradição no ciclismo. A sociedade se preocupa e respeita o ciclismo. É por isso que precisamos de um espaço especial para treinos e competições”, afirma.
Wesley destaca que a população de Goiânia está adquirindo um carinho todo especial pelas bicicletas. “Hoje, a população exige a criação de ciclovias e ciclo faixas. A vinda do velódromo, mesmo indiretamente, incentiva essa discussão”, ressalta. Fernando Accioly, um dos idealizadores do Grupo Pedal Goiano, comemora a vinda do velódromo e não esconde a expectativa quando o assunto é a construção do Parque das Bicicletas. “Eu acho que isso vai profissionalizar cada vez mais o ciclismo goiano, que tem excelentes profissionais”, opina. Ele também destaca o avanço da cidade quando o assunto é bicicleta. “Eu acredito que tudo que vai trazer mais bicicleta para Goiânia, mais respeito para os ciclistas. Uma coisa leva à outra. E isso já tem acontecido. A gente observa nas ruas que a percepção das pessoas está mudando, avançando,” diz.
Fonte: Jornal o Hoje