Reforma dos terminais contribui para melhorias no serviço ao cliente
Dos 14 terminais geridos pela RMTC, 11 já estão readequados ao novo modelo de gestão proposto; que consiste na instalação de banheiros limpos, placas informativas, monitoramento CFTV, pontos comerciais, coleta seletiva, mais segurança, entre outros benefícios. Outros três terminais (Veiga Jardim, Senador Canedo e Trindade) serão entregues até o final de 2012. A reforma dos terminais, que está sob a tutela da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), visa melhorias dos serviços oferecidos pela RMTC para o cliente do transporte coletivo.
Investimentos em infra-estrutura e tecnologia são prioridades para os terminais. De acordo com o gestor de projetos sênior do Consórcio RMTC, Maurício Ernesto Coelho, a reforma tem como principal objetivo a busca pela satisfação do cliente. “Com os terminais reformados, os passageiros do transporte público contam com mais conforto, segurança, ambientes agradáveis, mais acesso à informação e melhor gestão após a entrega das reformas”, afirma.
A cliente Luciene dos Santos Silva acredita que as placas informativas e as câmeras de segurança foram avanços importantes nos terminais. “A gente se guia pela placas para ir a vários lugares e elas sempre auxiliam os passageiros. E as câmeras de segurança inibem pequenos assaltos”, pondera.
Já a auxiliar de limpeza, Vanessa de Souza Ribeiro, afirma que a organização do comércio no terminal melhorou muito. Segundo ela, antes, tinham vendedores e barraquinhas que atrapalhavam a circulação das pessoas no local. “Antes havia muitos vendedores nas plataformas que impediam ou dificultavam bastante o embarque do passageiro. Era um alvoroço”, afirma. Ela também aponta como positivo a presença dos organizadores de fila. “Melhorou muito. Agora o embarque está bem mais organizado e mais rápido”, aponta.
É importante salientar que os Terminais Praça da Bíblia, Dergo, Novo Mundo e Padre Pelágio são de responsabilidade do Poder Público. Portanto, o Consórcio Rmtc – gestor operacional do serviço e representante das quatro empresas concessionárias – é responsável apenas pela operação dos ônibus nesses terminais. Dessa forma, se responsabiliza pelos os veículos das linhas, horários e viagens realizadas.
Conheça os investimentos:
Terminal Araguaia
Foram construídos novos banheiros, painéis de informação sobre as linhas e horários de viagens, sala de apoio operacional, melhoria na acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e um bicicletário com 20 vagas. Por mês, cerca de 330 mil passageiros passam pelo Terminal Araguaia, por meio de 13 linhas.
Terminal Cruzeiro
Teve toda a estrutura física e as instalações do local refeitas. O trabalho de reforma priorizou a segurança, o conforto, melhor funcionalidade na operação dos veículos e a facilidade de deslocamento dos usuários. Uma nova plataforma de embarque e desembarque foi construída, elevando para oito o total. Os sanitários foram reconstruídos, todos dentro das normas de acessibilidade, e bebedouros públicos foram instalados. O terminal passou a ter com duas bilheterias externas com quatro catracas cada uma, sendo três para entrada e uma para saída, onde o usuário encontrará bilhete e recarga do cartão Sitpass. Outra bilheteria fica na área interna para atender os usuários que chegarem sem bilhete. Foram instaladas câmeras de monitoramento e a iluminação foi substituída por uma com maior potência. Também houve melhoria na sinalização e criação de um bicicletário.
Terminal Garavelo
Além de mais espaço, o local agora também conta com outros benefícios que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros. Cerca de 60 mil pessoas são atendidas diariamente no terminal por 22 linhas. A nova estação conta com sistema de segurança eletrônico com câmeras de vídeo e sistema de som. Placas informativas também indicam os horários e o percurso das linhas. O terminal passou a ter três bilheterias e quatro banheiros. Um espaço é destinado à área de convivência, onde deverão funcionar estabelecimentos como lanchonetes e farmácias.
Terminal Isidória
Foram retirados os grupos de ambulantes que trabalhavam dentro e nas imediações do terminal, banheiros reformados, construção de salas de motoristas, a organização de filas, os sistemas de sinalização das plataformas e de embarque e desembarque foram modernizados e criação do bicicletário.
Terminal Maranata
Teve aumento da proteção aos passageiros em uma das regiões de maior índice de violência da grande Goiânia. Houve melhora radical no sistema de segurança dos passageiros da região, com proteção através de grades, sistema de monitoramento por câmeras e iluminação com refletores de alto desempenho em todo o terminal, além de quatro postes de concreto por sistema de pétalas. Com área total de 10.598m², o terminal integra nove linhas entre alimentadoras, semi-urbana e uma de eixo e conta agora com novos banheiros; bicicletário com 40 vagas; sistemas de áudio para orientação aos clientes; implantação do novo padrão de informação e comunicação visual; implantação de dois módulos comerciais; melhoria da sala de apoio operacional; criação da sala administrativa; recapeamento das pistas; pintura da cobertura interna, faixas de pedestres e toda a sinalização horizontal e readequação da instalação elétrica.
Terminal Parque Oeste
Foi entregue à população com nova instalação elétrica readequada, com a reforma e recuperação do cercamento existente, com a instalação de 13 câmeras, compondo circuito fechado de televisão, implantação de um módulo comercial, melhoria da iluminação, novo padrão de informação e comunicação visual, novos banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, pintura da cobertura interna, novo sistema de áudio para orientação dos usuários e 14 vagas na área de estocagem. Foi construída também uma nova bilheteria na plataforma, um bicicletário com 20 vagas, sala de apoio operacional com sanitários, sala administrativa e implantação de equipamentos de utilização pública, além de mobiliário adequado na plataforma, como bancos e lixeiras de coleta seletiva.
Terminal Recanto do Bosque
Novo modelo conta com um comércio organizado e limpo, como é o perfil dos novos espaços reconstruídos pela rede de transportes. Foram instalados caixa eletrônico, telefone público, bebedouros e o moderno sistema de placas de sinalização, já aprovado nos terminais inaugurados anteriormente. O local tem bicicletário, salas de apoio operacional e administrativo reformadas e a bilheteria ampliada. Outra mudança importante foi a instalação de serviço de comunicação por alto falante que pretende, em breve, informar aos passageiros sobre procedimentos de segurança, educação e cortesia no embarque, avisos e alertas sobre a chegada dos veículos e até explicações sobre motivos externos que eventualmente impeçam o cumprimento dos horários.
Terminal Vera Cruz
Está sob vigilância eletrônica e orientação por alto falante. Mais de 17 mil passageiros de 14 linhas que usam o Terminal Vera Cruz todos os dias vão receber as novas instalações com mais conforto, suporte de segurança eletrônica e orientação aos passageiros por sistemas de comunicação através de alto falantes. É o mais novo terminal a se integrar à nova geração de serviços ao passageiro que tem mudado radicalmente o aspecto visual e funcional dos terminais da Região Metropolitana de Goiânia. Quem passar pelo Terminal Vera Cruz a partir de agora terá banheiros novos e limpos, bilheteria mais ampla, nova iluminação além de nova circulação interna de veículos, que contam com a venda embarcada de passageiros. Outra mudança importante foram as melhorias feitas focando o atendimento a portadores de necessidades especiais, um novo cuidado tido pela rede em relação à acessibilidade e que está sendo implantado em todo o sistema que passa por reforma.
Terminal Vila Brasília
É um dos maiores avanços para a segurança nos novos terminais de passageiros devido à vigilância eletrônica com câmeras de monitoramento por circuito de TV. A obra faz parte de uma série de melhorias que vêm sendo implantadas nos terminais de integração em toda Região Metropolitana de Goiânia. O CFTV é composto por 16 câmeras, controladas em tempo real durante o funcionamento do terminal. Todas as imagens ficam gravadas e são utilizadas para análise do funcionamento do terminal como forma de buscar uma melhoria permanente dos serviços. O terminal possui 40 placas informativas de orientação, indicação e advertência, além de 11 tótens localizados nas baias de embarque e desembarque, com informações sobre horários, mapa das linhas e mensagens educativas. Os sanitários serão reformados assim como a sala de apoio operacional que recebeu aparelhos de microondas, geladeira, bebedouros, televisão e mobiliário como mesas e cadeiras para uso dos motoristas.Banheiros de uso exclusivo para portadores de necessidades especiais serão criados e as calçadas de acesso serão rebaixadas para regularizar a acessibilidade. Bancos, lixeiras e caixas eletrônicos foram instalados para dar maior conforto para os mais de 10 mil clientes atendidos no local.
Terminal Bandeiras
O local tem três plataformas para embarque e desembarque, além de embarque solidário, bicicletário, fraldário, sala de primeiros socorros, achados e perdidos, coleta seletiva, placas de sinalização, câmeras de monitoramento, bancos para descanso e atendimento ao usuário conforme as regras de acessibilidade. A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) determinou que a plataforma e a porta do veículo ficassem no mesmo nível, colocando fim a uma barreira de acesso enfrentada pelo portador de mobilidade reduzida. Ao todo, 27 linhas das áreas Sul e Oeste da RMTC (regiões Oeste e Sudoeste da capital) passam pelo Terminal. Por dia, são mais de 63 mil pessoas e 2,1 mil viagens. Com a construção do novo terminal, a capacidade do local ampliou-se para 80 mil pessoas diariamente.
Terminal Goiânia Viva
Além da implantação de um novo padrão de informação e comunicação visual, o mais novo terminal reformado da RMTC recebeu sistema de áudio com mensagens referentes à segurança e educação, com objetivo de facilitar a orientação dos clientes. O terminal vai ter monitoramento através de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) e conta com bancos nas plataformas, trazendo mais segurança e conforto para os passageiros durante a espera pelo embarque. Também foram instalados caixas eletrônicos e venda SitPASS para melhor comodidade dos clientes. Novos banheiros, bicicletário, novo acesso ao terminal e bilheteria de venda embarcada estarão disponíveis após a finalização das intervenções no terminal.
Terminais em reforma
Terminal Senador Canedo
Ainda está em reforma. No plano de ação, consta reforma dos banheiros, bilheterias para venda embarcada e construção de bicicletários. Os módulos comerciais serão mantidos.
Terminal Trindade
A infra-estrutura do local será revitalizada, com reforma da sala de apoio aos motoristas, criação bicicletário com 94 vagas para integração com o transporte coletivo, construção de nova bilheteria e disponibilização de venda embarcada aos clientes e pintura e recuperação da estrutura metálica, mureta e gradis. O investimento contempla, ainda, mobiliário urbano, como bancos e lixeiras, e de apoio ao motorista, como mesas, cadeiras e eletrodomésticos.
Terminal Veiga Jardim
Está em processo para atender 30 mil pessoas que passam pelo local diariamente. Haverá mais baias de embarque e desembarque, área de estocagem para 29 veículos e bicicletário com 64 vagas. O projeto do novo Veiga Jardim segue o padrão de qualidade que vem sendo adotado nos outros terminais que passaram por reforma. Com área de quase 3 mil metros quadrados, o terminal ganhará mais 1597,5 metros quadrados, com ampliação da plataforma, beneficiando os quase 30 mil passageiros que passam diariamente pelo local utilizando 14 linhas do sistema integrado da RMTC. Além disso, as intervenções trarão melhorias também nos banheiros, que ficarão novos e serão adaptados para Portadores de Necessidades Especiais (PNE); reforma e recuperação do cercamento existente; monitoramento por Circuito Fechado de Televisão – CFTV – que hoje pode ser encontrado em todos os terminais que já passaram por intervenções; implantação de um módulo comercial; melhoria na iluminação do terminal; criação da sala de apoio operacional, com novos vestiários, geladeira, microondas, bebedouro e mesa para refeição, visando dar maior conforto aos colaboradores da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo. O novo Veiga Jardim também terá implantação de mobiliário adequado ao longo das plataformas, como bancos e lixeiras de coleta seletiva.
Fonte: RMTC Goiânia