Goiânia registra mais de 1,7 mil menores apreendidos em 2012
Na Capital goiana, como é de se esperar, a situação não está melhor. O número de menores infratores também é crescente, segundo a delegada responsável pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Nadir Cordeiro. Mesmo sem ter contabilizados os casos do mês de outubro, devido à greve da Polícia Civil (PC), ela apresenta números altos para o ano de 2012.
De acordo com a delegada, até o mês de setembro foram apreendidos 1.735 menogres em Goiânia. O número de boletins de ocorrência foi de 1.653 e os inquéritos instaurados somaram 1455. No mesmo período, os menores remetidos ao Ministério Público (MP) totalizaram 1.459 casos.
“Os adolescentes estão ficando cada vez mais cruéis e frios nos crimes que cometem. Os delitos, muitas vezes, são premeditados e praticados com violência. A maioria dos menores que chegam aqui não demonstram qualquer tipo de arrependimento. Eles roubam ou matam uma pessoa com a naturalidade de quem faz um piquenique”, pontua Nadir.
Segundo a delegada, a falta de escrúpulos dos menores infratores na Capital é algo que garante fluxo sempre intenso no cotidiano da Depai. Ela afirma que há dias em que são recebidos de 28 a 30 adolescentes, levados pela Polícia Militar, pela Polícia Civil ou pela Guarda Municipal, autuados pelos mais variados crimes. Nadir estima que, em média, de 70% a 80% dos adolescentes que passam pela delegacia são reincidentes. (T.F.)
Fonte: Diário da manhã