Prefeitura pretende economizar R$ 1 milhão

21:29 0 Comments A+ a-



As gastos com a decoração natalina de Goiânia serão reduzidos e muitos locais não vão ser iluminados.

Após afirmar, no início do dia, que nem o tradicional túnel da Praça Tamandaré seria montado este ano por contenção de despesas, o prefeito Paulo Garcia voltou atrás e, ainda no início da noite de ontem, ordenou a montagem da decoração natalina no local. E, ao contrário do que ocorrerá com os demais pontos da cidade, o material utilizado na iluminação e na decoração da praça, que todo ano recebe milhares de visitantes, será novo, e não reulitizado de anos passados.

A menos de um mês para o Natal, os goianienses esperavam que a capital do Estado já estivesse toda iluminada, como de costume. Mas a população, que está ansiosa pelas praças e ruas cheias de luzes, recebeu ontem a má notícia: os gastos com a decoração natalina da cidade serão reduzidos e muitos locais não vão ser iluminados. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) informou que pretende economizar cerca de R$1 milhão com a medida.

Presidente da Comurg, Luciano de Castro afirmou que até ontem não possuía um planejamento para executar o serviço. Isso porque o plano era que nenhum local fosse iluminado, mas, devido à repercussão negativa da notícia, Paulo Garcia mudou de ideia e autorizou a decoração natalina, desde que fosse reaproveitado o material utilizado no ano passado. Ele ressaltou que uma equipe já está trabalhando para separar o que poderá ser reutilizado e o que deve ir para o lixo.

Luciano de Castro não soube especificar quando a decoração deve ficar pronta. Ele explicou que em cada região vai ser colocado o mesmo material utilizado naqueles locais em anos anteriores.

Assim, se todos os adereços daquele local não puderem ser reaproveitados, ali não haverá iluminação. O presidente da Comurg preferiu não entrar em detalhes sobre os motivos da falta de dinheiro e de planejamento. A assessoria da Prefeitura informou que o ano de 2012 foi repleto de outras prioridades, com a inauguração de muitas obras – como a Avenida Universitária e o Parque Mutirama – e que este ano se encerra o primeiro mandato do prefeito. Por isso, Paulo Garcia preferiu não contrair dívidas, já que o Tribunal de Contas deve cobrar as finanças em dia.

CDL lamenta decisão
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia informou por e-mail que lamenta profundamente a decisão. Segundo o texto, a iluminação e instalação de luzes natalinas fazem parte da tradição de Goiânia. “O Natal de Goiânia, literalmente, não terá brilho em 2012. Perde muito toda a comunidade e os lojistas em geral”, afirmou o presidente da CDL Goiânia, Romão Tavares da Rocha. Segundo ele, a medida não atende os anseios da classe lojista.

Fonte: Jornal O Hoje