Confira as propostas na área de transporte coletivo dos candidatos ao Paço Municipal
Por Rafael Martins com informações do TSE
Já está disponível a consulta pública das propostas dos candidatos a prefeitura de Goiânia no site do TSE. Para consultá-las basta entrar no site DivulgaCand2012. Confira as propostas.
Elias Júnior (PMN)
- "Aplicar um verdadeiro choque de gestão na Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, proporcionando imediato incremento na qualidade dos serviços: manutenção, limpeza e segurança dos Terminais de Integração; embarques prioritários para idosos, portadores de necessidades especiais, mulheres grávidas e crianças; humanização dos Terminais e Estações, inclusive através da promoção de eventos artísticos, com destaque para as várias espécies de manifestação da cultura popular; fiscalização de cumprimento das planilhas de horários dos ônibus e implementação do sistema de controle de qualidade dos serviços";
- "Criar condições necessárias para que sejam adotadas medidas visando um valor de tarifa mais acessível".
- "Implantar corredores exclusivos em todos os eixos do Município de Goiânia".
- "Executar o BRT no Eixo Norte-Sul;"
- "Criar o Sistema Cicloviário Permanente na cidade de Goiânia"
Jovair Arantes (PTB)
- "Garantir um modelo de mobilidade urbana sustentável, democrática e inclusiva";
- "Efetivar a política de mobilidade, acessibilidade e transporte, garantindo o direito universal de ir e vir do cidadão goianiense, através do desenvolvimento dos seguintes Programas";
1) Programas de Planejamento e Adequação da Rede Viária;
2) Programa de Sistematização do Transporte Coletivo;
3) Programa de Gerenciamento do Trânsito;
4) Programa de Promoção da Acessibilidade Universal.
NOTA: O candidato não detalhou as informações sobre estes 4 programas.
Isaura Lemos (PC do B)
- "Implantação da Gestão Municipal do Transporte Coletivo. Será feita uma revisão dos contratos que envolvem o transporte coletivo. Aqueles que não estiverem sendo devidamente cumpridos serão suspensos e a prefeitura assumirá a responsabilidade pelo serviço;"
- "Disponibilização de mais ônibus nas linhas: ampliação da frota em movimento;"
- "Implementação de corredores exclusivos para ônibus em avenidas estratégicas tais como as do Eixo Norte-Sul, T-63, T-7, etc."
- "Estruturação de um sistema alimentador através de ciclovias e outros veículos;"
- "Volta do cobrador para a venda de sitpass quando necessário e auxilio do motorista nos problemas internos durante o transporte;"
- "Construção de abrigos em todas as paradas de ônibus;"
- "Modernização dos principais pontos, dotando-os de painéis de sinalização, informando itinerários, linhas e horários, por meio de sistema baseado em GPS;"
- "Criação de um Grupo de Trabalho visando a implantação de um metrô na cidade."
Paulo Garcia (PT)
- "Desenvolver e democratizar a mobilidade urbana com implantação de corredores preferenciais e exclusivos para ônibus (BRS e BRT), ciclovias, ciclofaixas, vias compartilhadas, bicicletários e sistema de locação de bicicletas (bike sharing)."
- "Atualização da pesquisa de Origem/Destino como ponto de partida a elaboração do Plano Diretor de Transporte. A estratégia de privilegiar o transporte coletivo na área metropolitana de Goiânia depende, em grande parte, dos resultados obtidos nessa pesquisa."
Profº Pantaleão (PSOL)
- "Reduzir a necessidade de deslocamento"
- "Implantação do Programa Cada Coisa Em Sua Hora"
- "Implantação dos Corredores Exclusivos e Preferenciais previstos no Plano Diretor de Goiânia"
- "Priorização do Transporte Público sobre o transporte particular e do transporte coletivo ao individual"
- "Incentivo ao Edifícios Garagens"
- "Implantação de rede de metrô de superfície"
- "Integração eficiente do sistema de transporte"
- "Criação de um fundo municipal de transporte e subsídio das tarifas"
- "Implantação do Conselho Municipal do Transporte"
- "Vamos abrir a discussão sobre quem deve pagar o passe livre para o idoso, deficientes e algumas categorias profissionais e meia passagem para estudantes. O benefício hoje é pago pela comunidade mais pobre: os usuários do transporte coletivo. Isso porque o custo é diluído no preço da tarifa. Não é justo."
Simeyzon (PSC)
- "Transporte de massa; qualificar os bairros para que a população se desloque menos; ampliar a rede de ciclovias; implantação de bicicletários em espaços públicos."
NOTA: Os candidato Rubens Donizzete (PSTU) não divulgou suas propostas para o transporte coletivo. Já o candidato José Netho (PPL) colocou a Política Nacional de Mobilidade Urbana como eixo central para o transporte coletivo, mas não detalhou suas propostas.
Fonte: Rede Integrada de Transporte Coletivo