Aparecida já conta com cinco academias abertas
A 5ª unidade, instalada no Jardim Tropical, foi entregue ontem à população da região e atenderá jovens, adultos, crianças e idosos.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano entregou nesta terça-feira, 21, na praça do Jardim Tropical, a quinta Academia da Terceira Idade (ATI), ou Academia Aberta, como também são popularmente conhecidas. “Agora não tenho mais desculpas para não malhar”, brincou a dona-de-casa, Jaqueline Teodoro de Souza, que fez questão de acompanhar a entrega da academia. A nova unidade fica na praça principal do Jardim Tropical, e atenderá jovens, adultos, crianças e idosos. “As academias, embora tenham uma proposta inicial de atender e melhorar a qualidade de vida dos idosos, são espaços democráticos. São extremamente seguras e podem ser utilizadas por pessoas de qualquer idade, transformando-se inclusive em ponto de encontro e área de lazer para toda a população”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Caldas.
As demais academias foram implantadas na Avenida Independência, Setor Village Garavelo; na Avenida Circular, setor Expansul; no setor Cruzeiro do Sul; e na Avenida Anápolis, Vila Brasília. À exemplo delas, a nova academia do Jardim Tropical também conta com 15 aparelhos fixos, entre eles o esqui, simulador de caminhada e simulador de cavalgada, rotação dupla diagonal, rotação vertical, pressão de pernas, multi-exercitador, surf, alongador e remada sentada.
A nova ATI do Jardim Tropical recebeu investimento total de R$ 40 mil do Tesouro Municipal. O espaço possui um piso especial e antiderrapante, denominado Solado do Amazonas, que é feito com pneus velhos reaproveitados. “Esta é a segunda academia aberta a receber esse material inovador. A primeira foi a da Vila Brasília, que inauguramos no início deste mês”, frisou Rodrigo Caldas. “Esse material, além de ser ecologicamente correto, oferece mais segurança aos usuários porque evita traumas mais sérios em caso de queda de um dos aparelhos”, completou o secretário.
Além das cinco academias já instaladas, está em andamento um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano para compra e instalação de mais 50 academias abertas nas principais praças do município. Uma proposta extremamente simples, barato e eficiente, inclusive para a saúde pública. “A prevenção é uma das formas mais eficazes de melhorar a saúde da população e a prática de atividades físicas é uma forma de prevenir diversas doenças e problemas crônicos provocados pelo sedentarismo”, pontuou Rodrigo Caldas.
Além da implantação de mais 50 unidades de ATI em Aparecida, a secretaria também investe em outro projeto, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, que prevê a contratação de profissionais de Educação Física para monitorar e instruir os usuários das academias. O projeto piloto está em funcionamento, na academia do setor Cruzeiro do Sul. “Lá a população já conta com instrutores e a experiência tem sido positiva. Mas, a idéia é expandir esse atendimento. Enquanto isso, estamos treinando servidores da própria Secretaria de Desenvolvimento Urbano para realizarem a manutenção periódica dos aparelhos e até mesmo orientar os usuários sobre a necessidade de conservação deles”, destacou o secretário.
Esta é inclusive uma preocupação diária da Prefeitura, que tem realizado um trabalho de conscientização da população para a conservação das praças e seus equipamentos. Freqüentemente os usuários são orientados inclusive a chamar a polícia ao presenciar ações de depredação e vandalismo. O resultado já pode ser percebido. O principal exemplo é a ATI da Avenida Independência, a mais antiga, instalada há mais de um ano. A unidade recebe visitação diária de centenas de pessoas que utilizam os aparelhos de ginástica, ciclovia e pista de caminhada e, desde que foi entregue, nenhuma ação de vandalismo foi registrada. O comportamento positivo da população também já é percebido nas outras três unidades que já estavam em funcionamento.
“Essa academia é excelente, é a melhor coisa pra quem não tem condição de pagar por uma particular. Espero que os moradores todos saibam valorizar e manter tudo como está”, observou com entusiasmo a dona de casa Christiane Soarez de Oliveira, de 28 anos.
Font: AparecidaNet