Mortes por dengue caem 85,18% em 2 anos

21:55 0 Comments A+ a-



Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam para redução de óbitos pela doença. Entretanto, 29 municípios goianos

O número de óbitos confirmados em decorrência da dengue em Goiás teve redução de 85,18% em um período de dois anos, segundo mostra boletim semanal apresentando pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Conforme os dados, em 2010 foram confirmadas 81 mortes da 1ª até a 33ª semana epidemiológica (de 1º de janeiro a 18 de agosto), enquanto que, no mesmo período deste ano, foram contabilizadas 12. Em relação ao ano passado, quando 34 pessoas morreram até aquela semana, a redução é de 64,71%.

Os dados do boletim semanal foi apresentado na manhã de ontem em reunião do Comitê Estadual de Mobilização Contra a Dengue, que reuniu representantes dos 29 municípios de Goiás apontados como de alto risco. Além da redução no número de mortes, o relatório aponta queda na quantidade de casos notificados em todo o Estado. No comparativo de 2010 para este ano, até a 33ª semana, foi registrada queda de 76,08% – 101.289 contra 24.219 casos. Já em relação ao ano passado, com 35.426 notificações, a redução ficou em 31,64%.

A superintendente da Suvisa, Tânia Vaz, observa que as reduções são resultado das ações realizadas pelos gestores de cada município, além da maior conscientização da população. Apesar disso, ela ressalta que parte da população ainda tem resistência em tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. A reunião, segundo Tânia, é justamente para discutir ações que possam sensibilizar tanto os gestores como a população.

Tânia lembra que é natural que no período de seca os números relacionados tantos às notificações como aos óbitos sejam reduzidos. Por isso, as ações de prevenção têm de ser intensificadas antes que se inicie o período chuvoso, para evitar o aparecimento de focos e manter a estabilização dos casos. “É sempre uma surpresa quando chegam as chuvas. Ou seja, se vamos ou não conseguir manter o controle. Sabemos que é possível, mas precisamos que todos estejam mobilizados”, observa a superintendente da Suvisa.Mortes

Das 12 mortes confirmadas este ano, cinco foram por dengue com complicações, sendo quatro em Goiânia e uma em Senador Canedo. Os outros sete óbitos foram por febre hemorrágica de dengue (FHD), das quais cinco foi na capital e duas em Aparecida de Goiânia. No total, foram confirmados 71 casos de FHD, dos quais 64 tiveram cura. Além de 313 casos com complicações, com 303 sendo curados. O número de óbitos suspeitos chega a 40 até a 33ª semana epidemiológica.

Fonte: Jornal O Hoje