Lombadas reduzem mortes nas BRs

10:57 1 Comments A+ a-




Antes dos redutores de velocidade nas estradas, 32 pessoas foram atropeladas no local. Após os aparelhos, foram 15.

Desde que foram instaladas lombadas eletrônicas no trecho urbano das BRs goianas – no ano passado –, o número de atropelamentos nas rodovias federais diminuiu 35,64%. Entre janeiro e julho de 2011, a Polícia Rodoviária Federal registrou 101 atropelamentos, com 104 feridos e 32 mortes. Já no mesmo período deste ano, os números caíram para 65 atropelamentos, 81 feridos e 15 mortos. Para os especialistas, além da conscientização dos motoristas e dos equipamentos redutores de velocidade, a atitude dos pedestres – que tiveram seu dia comemorado ontem – e a construção de passarelas estão entre as causas para que o número de atropelamentos caia.

Assessor de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), inspetor Newton Morais acredita que a instalação das lombadas que está ocorrendo em todo o Estado, principalmente em áreas de perímetro urbano, tem sido uma boa saída para diminuir os atropelamentos porque só a presença delas já inibe os motoristas que costumam trafegar em alta velocidade. “Mesmo antes de elas começarem a multar o número de acidentes e atropelamentos já caiu significativamente”, afirma.

Segundo ele, quase 15 novas lombadas estão sendo implantadas entre as cidades de Ceres e Porangatu, local mais crítico do Estado, também com a intenção de diminuir tanto em número de acidentes, como de atropelamento. “Esse tipo de estratégia tem se mostrado eficiente. Aqui na região metropolitana, por exemplo, entre o Ceasa e o Posto Aparecidão, tínhamos uma média de cinco atropelamentos por mês. Depois que instalamos os redutores de velocidade, a situação mudou. Este ano, foram só cinco em sete meses,” relata o inspetor.

Passarelas

Em toda a região metropolitana existem sete passarelas, número considerado insuficiente pelo assessor da PRF. “Temos pelo menos 26 quilômetros de muita movimentação de carros, motos, carretas, caminhões e pedestres e dezenas de bairros que margeiam a rodovia, principalmente em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Precisamos de mais passarelas porque a rodovia é um local onde os veículos trafegam em alta velocidade”, argumenta Newton Morais. Ele afirma que na região do Paço Municipal, por exemplo, existe a necessidade de uma passarela. “As pessoas ficam muito tempo esperando para conseguir atravessar e, mesmo assim, correm riscos.”

Ex-chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Goiás, Álvaro Rezende afirma que, mesmo que os números de atropelamentos sejam positivos, ainda é preciso instalar mais redutores de velocidade e passarelas para facilitar o convívio entre motoristas e pedestre. Além disso, ele destaca a importância de outras mudanças, como interdições e mais sinalização. “Na realidade precisamos também fazer intervenções, evitando que o pedestre passe por baixo. Ele, muitas vezes, não quer caminhar um pouquinho mais, então, precisamos lidar com isso.”

Fonte: Jornal O  Hoje

1 comentários:

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zé rafael
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9 de agosto de 2012 às 12:24 delete

caro blogueiro, talvez valesse a pena também citar o nome do reporter e não somente o jornal.

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