Avaliação da ONU leva Paulo a pedir explicação

13:23 0 Comments A+ a-



Inconformado com rotulação de Goiânia como cidade mais desigual da América Latina, prefeito envia ofício pedindo esclarecimentos.

Candidato à reeleição pela coligação Goiânia Cidade Sustentável, o prefeito Paulo Garcia (PT) disse ontem que pediu informações à Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a metodologia empregada no levantamento que aponta a capital goiana como a mais desigual da América Latina e o Caribe.

O estudo foi divulgado na terça-feira, 21, pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que aponta cinco capitais brasileiras entre as metrópoles mais desiguais da região: Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Curitiba (PR), além de Goiânia.

“Nós estamos até atrás dos critérios para ver com que base e com que dados isso foi diagnosticado”, disse ao O HOJE, ao final de uma sabatina promovida pelo Goiânia Convention & Visitors Bureau.

Paulo destacou que outros institutos já apontaram a cidade como a capital brasileira com a melhor qualidade de vida. No entanto, ele disse reconhecer considerações distintas entre estas pesquisas e o levantamento do programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). “Não há necessariamente uma contradição, porque distribuição de renda é uma coisa, qualidade de vida é outra”, pontuou.

Para o prefeito, necessariamente a desigualdade pode se caracterizar pela distribuição de renda. “Nós podemos ter uma fatia da população de alto poder aquisitivo, que provoca uma média completamente distorcida. Isso precisa ser avaliado”, frisou. “Nós pedimos à ONU a base de dados”, revelou, que na quinta-feira, 23, participou do lançamento das Metas de Sustentabilidade para os Municípios Brasileiros, em São Paulo, e assinou, como candidato à reeleição, a Carta Compromisso que renova seu empenho com a Plataforma Cidades Sustentáveis.

Em março de 2010, Goiânia também despontou no estudo da ONU como a primeira em desigualdade no País e a 10ª mais desigual do mundo. Na época, o então prefeito Iris Rezende (PMDB) reagiu ao estudo e o classificou como irresponsável. “Isso é um equívoco. Esses técnicos, eu acredito, nunca passaram nem perto de por Goiânia”, disse. “É a única capital do Brasil que não convive com favela, e se não existe, é porque cada pessoa convive em seu cantinho para viver com dignidade.”

Caminhada

O candidato à reeleição pela coligação Aparecida Cada Vez Melhor, prefeito Maguito Vilela (PMDB), participa neste sábado (25) de carreata com Paulo Garcia (PT), que concorre pela coligação Goiânia Cidade Sustentável. É a primeira atividade conjunta dos prefeitos nas eleições municipais deste ano. A concentração da carreata está programada para as 9 horas na Avenida Rudá, na Vila Brasília. Serão percorridos diversos bairros que fazem parte da divisa dos municípios.

Maguito Vilela e Paulo Garcia repetem em âmbito municipal a aliança entre o PT e o PMDB no governo federal.

Fonte: Jornal O Hoje