Primeira etapa do Passe Livre Estudantil vai beneficiar 40 mil
Goiás agora conta com mais uma conquista histórica, o Passe Livre Estudantil. O projeto criado pelo governo de Goiás é um benefício que atenderá estudantes de baixa renda, devidamente matriculados em qualquer instituição regular de ensino fundamental, médio, técnico ou superior. Nesta primeira etapa, 40 mil estudantes dos municípios serão contemplados nos locais abrangidos pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo. Eles devem ser de famílias beneficiárias de programas sociais. A proposta é ampliar em etapas e de acordo com a possibilidade financeira e orçamentária do Estado.
Segundo o superintendente da Juventude, Leonardo Felipe Marques, nesta primeira etapa serão investidos R$ 848 mil, custeando integralmente o benefício concedido aos estudantes, sem transferir para o usuário do sistema o aumento na tarifa. A intenção é obter mais recursos para aumentar o número de beneficiários chegando ao próximo ano a 105 mil estudantes, número exato de cadastrados no passe escolar.
O projeto do Passe Livre Estudantil já recebeu a aprovação da Assembleia Legislativa. E agora, até 25 de agosto, serão liberados os endereços para cadastramento, os documentos necessários e os alunos que poderão se cadastrar no projeto. O pré-cadastramento também poderá ser feito pelo site, que também será divulgado nos próximos dias.
“O passe livre significa a democratização do acesso de milhões de jovens à educação, cultura, esporte e cidadania. Sem dúvidas, demos um passo importante para essa conquista no Estado de Goiás com a assinatura do plano de lei, fruto de uma luta de décadas. Nesse momento importante, estamos dando passos significativos rumo à democratização da educação”, declarou a presidente da Ubes, Manuela Braga.
O texto do projeto, prometendo atingir 40 mil estudantes nesta primeira etapa, será acompanhado pela Uges e todo movimento estudantil, que, segundo afirma a presidente da entidade, Jéssica Wuiner, já recebeu total abertura do secretário de Juventude, que se mostrou aberto para críticas e emendas sugeridas pelos secundaristas, na expectativa de aprovar a lei de forma que atenda às reais necessidades da juventude.
Ao anunciar o Passe Livre Estudantil, o governador Marconi convocou a II Conferência Estadual de Juventude, que será realizada em outubro, em Goiânia, mas a preparação já começou. O evento será um espaço voltado à participação da sociedade civil, especialmente dos jovens, no processo de afirmação, promoção e consolidação das políticas públicas, reunindo movimentos e organizações juvenis, suas redes e fóruns, entidades de apoio e conselhos de juventude. Trata-se de uma oportunidade de diálogo entre os governos e as organizações sociais, importante na construção e na garantia dos direitos.
Fonte: Diário da Manhã