Parque João Leite vai proteger manancial da grande Goiânia
O governo do Estado espera entregar em breve à população goiana o Parque Estadual João Leite, cuja área vai proteger todo o reservatório do Ribeirão João Leite - manancial que vai assegurar o abastecimento de água da grande Goiânia até o ano de 2040.
A nova unidade de conservação ambiental vai se integrar à área do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (reaberto em janeiro deste ano, após um incêndio que causou grande destruição da flora local em 2010), que já conta com infraestrutura a ser compartilhada pelo novo parque: portaria, sede administrativa, centro de visitantes, estação ciência, auditório para 50 pessoas, trilhas interpretativas e quartel de Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros. Os dois parques, juntos, perfarão uma área protegida de quase cinco hectares, cortada pela rodovia BR-060/153, entre os municípios de Goiânia, Goianápolis e Terezópolis de Goiás. A área total do Parque João Leite está distribuída entre os municípios de Goianápolis, Goiânia, Nerópolis e Terezópolis de Goiás.
A criação do Parque - além de proteger o reservatório de água do Ribeirão João Leite e impedir ocupações irregulares - vai permitir ainda regularizar a situação da área conhecida como “Parque dos Ipês”. Esta área, que foi adquirida pelo Estado de Goiás nos anos 1988/1989 para a formação de um “parque ecológico”, ainda não foi legalmente transformada em Parque.
A criação do Parque João Leite vai permitir ainda a execução, por parte do governo do Estado, de um programa de reflorestamento cumprindo os objetivos do Programa Compensar Ambiental, que consiste em ações de compensação das emissões de gás carbônico emitidas pelas atividades administrativas do Governo.
Fonte: Goiás Agora