Presidente da CMTC volta a defender corredores exclusivos ao comentar relatório da ONU
O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), José Carlos Xavier (o Grafite), destacou a importância da implantação de corredores exclusivos para desafogar o trânsito na capital e região metropolitana.
Ele comentou relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), que orienta como sistema de transporte a utilização do “Trânsito Rápido de Ônibus (BRT, sigla em inglês). Ásia, Europa e America do Sul já adotaram essa modalidade de transporte, que vem como uma solução rápida e eficaz. Em Goiânia, além do sistema do Eixo-Anhanguera, Grafite informa que o BRT está sendo implantado em locais de grande demanda, como no trecho do terminal do Cruzeiro ao terminal Recanto do Bosque. Ao todo serão 22 km de corredor, cerca de 120 mil pessoas vão usar o sistema todos os dias.
Segundo o presidente da CMTC, existe ainda uma parceria entre governo e prefeitura para a criação de um Veiculo Leve Sobre Trilhos (VLT) na estrutura onde funciona atualmente o Eixo Anhanguera, o que possibilitaria o transporte de 300 mil pessoas ao dia. Além disso, corredores estruturais, nos moldes do corretor universitário, estão sendo construídos por toda capital, segundo Grafite.
O relatório apresentado pela ONU traz um dado importante, do ponto de vista ambiental. Segundo a organização, um automóvel polui 17 vezes mais que um ônibus, e uma motocicleta 32 vezes mais. “Um motor de ônibus, comparado com um de carro polui mais. Só que um carro transporta 1,3 pessoas e um ônibus transporta 100. Apesar do combustível fóssil, o diesel ele ainda polui menos que o transporte individual”, comentou ainda Grafite.
Fonte: Portal 730