Corretores faturam com boom imobiliário
Mariza SantanaSe há uma categoria profissional no Estado que não pode reclamar de 2011 é a dos corretores de imóveis. O mercado imobiliário se manteve aquecido durante o ano, com grande número de lançamentos e construção de empreendimentos, além da oferta de crédito para quem deseja financiar a aquisição da casa própria. O resultado foi o grande número de negócios fechados, que garantiu a esses profissionais grande volume de vendas e boas comissões. Muitas imobiliárias inclusive tiveram que reforçar seu time de corretores para atender a demanda do mercado.
O ex-laçador Gean Assis sempre se gabou de sua habilidade em domar touros, mas é o trabalho de corretagem de imóveis que garantiu a ele um bom faturamento em 2011. Há quatro anos ele deixou a arena dos rodeios em todo o Brasil para “medir o chão de Goiânia”, expressão usada na capital para as profissões que exigem percorrer a cidade em busca de bons negócios. O resultado da troca não poderia ser melhor. Pelo quarto ano consecutivo, Gean é o campeão de vendas da URBS RT Lançamentos Imobiliários.
Neste ano, o corretor de imóveis superou todos os seus recordes e vendeu 6,25% a mais do que em 2010, o que lhe garantiu uma renda mensal atraente, cujo valor ele prefere não revelar. O resultado positivo supera as marcas de vendas de 2010, 2009 e 2008 do corretor e acompanham a evolução do mercado imobiliário. Comparado ao primeiro ano de atuação, suas vendas já cresceram 166%. Longe das arenas de touros, Gean ganha hoje dez vezes mais que na profissão anterior.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-GO), Oscar Hugo Monteiro Guimarães, o ano de 2011 foi sui generis para o mercado imobiliário goiano. O resultado do período, em termos de vendas de imóveis, superou todas as expectativas iniciais, garantindo bom faturamento para os profissionais do setor. Ele acredita que o ritmo das vendas deve ser mantido em 2012, devido ao grande número de lançamentos e à oferta de crédito por parte dos agentes financeiros.
Desempenho
Pesquisa denominada Sondagem do Mercado Imobiliário, da Grupom/Ademi-GO, aponta que, de janeiro a novembro deste ano, foram vendidas na Grande Goiânia (capital e Aparecida de Goiânia) 11.930 unidades imobiliárias, entre casas e apartamentos, registrando crescimento de 23% sobre igual período de 2010, quando foram comercializadas 9.675 unidades. Também foi lançado em 2011 total de 9.500 novas unidades, que representam R$ 2,785 bilhões em valor de venda.
Este ano, até o dia 17 de outubro (últimos dados disponíveis), a Caixa Econômica Federal (CEF) liberou para Goiás R$ 3,22 bilhões em crédito imobiliário, o que representou crescimento de 5% sobre igual período de 2010. O balanço completo de 2011 será divulgado no início do próximo ano. A Associação de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-GO), que possui uma pesquisa nesse sentido, está de recesso.
Fonte: Jornal o Hoje