Número de casos de dengue cai 65% em Goiânia
Goiânia registrou queda de 65% nos casos notificados de dengue em relação ao período 2009/2010. Os dados são do Ministério da Saúde, divulgados nesta terça-feira (20) pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
Em 2010/2011 foi registrado um total de 15.528 contaminados. No ano anterior, o valor era de 44.187 casos. A queda no número de contaminados foi acompanhada por uma redução de 75% dos óbitos provocados pela doença. No Mapa da Dengue publicado pelo Ministério da Saúde (MS), a capital goiana saiu do grupo de cidades de risco, passando a ocupar uma posição de alerta.
A mudança na avaliação reflete a diminuição nos casos registrados e, na prática, significa que o Índice de Infestação Predial de Goiânia está abaixo de 1%, entre os imóveis pesquisados. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flúvia Amorim, "o índice de infestação é um dos itens que identifica a vulnerabilidade da região e que, consequentemente, faz com que seja priorizada no combate".
Uma das ações diferenciais da atuação da SMS na prevenção da dengue neste ciclo foi ressaltada por Flúvia “na região Noroeste nos trabalhamos em conjunto agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. Isso intensificou as visitas residências para identificar e eliminar os criadouros do mosquito,” destaca.
A região Leste de Goiânia, que compreende Parque Atheneu, Parque das Laranjeiras entre outros sofreu com o maior número de afetados pela doença, com mais de 2,8 mil contaminados. Na outra ponta da tabela, a região Norte, que é composta pelos bairros Jardim Guanabara, Conjunto Itatiaia, dentre outros, teve pouco mais de 1,3 mil notificações.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (Portal 730)