Cidade de Goiás comemora 10 anos do título de Patrimônio Histórico Mundial

12:15 0 Comments A+ a-







A cidade de Goiás, município de 25 mil habitantes, a 142 quilômentros de Goiânia, também conhecida como Goiás Velho, comemora 10 anos do título de Patrimônio Histórico e Cultural Mundial, concedido pela Unesco, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em função da data, construções centenárias passaram por restauração ao longo de 2011 e uma série de eventos começa na noite da próxima quarta-feira.

Fundada em 1727 pelo filho do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, Goiás Velho conserva o cenário de quando o Brasil ainda era uma colônia portuguesa. Quase todas as residências do município mantêm as paredes feitas de barro. As ruas são pavimentadas com pedras, como há três séculos. A cidade ainda teve fundamental importância para os integrantes da Missão Cruls, o primeiro grupo de cientistas a explorar as terras que formariam o Distrito Federal.

Nenhuma outra cidade goiana tem a memória tão preservada em museus e igrejas como Goiás Velho. Nesse quesito, supera e muito Pirenópolis, xodó dos brasilienses. Os edifícios seculares de Goiás Velho guardam algumas das mais antigas relíquias do estado do qual o município foi a primeira capital. Dos templos religiosos, destaca-se a Catedral de SantAna, cuja fachada ostenta as três fases da sua construção, do início, no século 18, até o fim da recuperação, em 1997.

Já a Igreja de Nossa Senhora do Rosário chama a atenção pela bela torre e a sua história. Conhecida como antiga Igreja dos Pretos, foi demolida e reconstruída em estilo neogótico em 1934 pelos frades dominicanos oriundos da França. No seu interior, encontram-se afrescos elaborados por Nazareno Confaloni na segunda metade do século 20, percursor do modernismo no estado de Goiás e fundador da Escola de Belas Artes da Universidade Católica de Goiás.

Alguns dos templos passaram por restauração em 2011 por causa dos 10 anos do título da Unesco. "Recuperamos a Igreja São Francisco de Paula, o Colégio Santana e refizemos a ponte do Carmo, que liga os bairros de Santana e do Carmo. Também realizamos ações como descentralização de recursos para encontro de corais, de violeiros e concerto de piano", conta a superintendente do Instituto do Patrimônio (Iphan) em Goiás, Salma Saddi.

Arte e sabores
Além da arquitetura colonial, Goiás Velho é terra de arte e de artistas. A poeta Cora Coralina, que morreu em 1985, aos 95 anos, é sua mais célebre representante. A memória dela está preservada na casa onde nasceu e morou. O imóvel está como Cora o deixou, com seus móveis, roupas e objetos pessoais. Na cozinha, ficaram os utensílios usados por ela para fazer doces cristalizados.

Cora também era doceira de mão cheia, e descreveu como ninguém a riqueza da culinária goiana em detalhes de dar água na boca. Generosa, passou adiante as receitas de seus doces cristalizados, que continuam a fazer o maior sucesso em prendadas mãos conterrâneas. Nas varandas de casas e em pequenas lojas de Goiás Velho, podem ser provados e adquiridos limõezinhos-galegos recheados com doce de leite, os doces de figo e de mamão maduro, passas de caju e compotas.

A primeira capital do estado em que está inserido o DF também preserva outras delícias da culinária goiana, muito parecida com a mineira. No café, por exemplo, não falta pão de queijo. São inúmeras as pamonharias e os diferentes sabores de pamonhas em Goiás Velho. A mais exótica é a à moda, com recheio de linguiça, queijo e pimenta. Também há típicos e simples restaurantes para saborear o arroz com pequi ou guariroba.

Programação

Dia 13
20h - Cantata natalina, abertura do projeto Goiás-Cidade Presépio. Local: Igreja do Rosário

Dia 14
6h30 - Alvorada Festiva
8h - Café Cultural. Local: Praça do Coreto
10h - Abertura da exposição Olhar para Serra Dourada, do fotógrafo João Caetano. Local: Palácio Conde dos Arcos
16h - Tarde cultural, manifestação da cultura afro. Local: Praça do Coreto
19h30 - Apresentação da peça teatral Histórias e estórias de Vila Boa. Local: Centro Histórico
20h30 - Show Canto da Gente, com artistas locais. Local: Teatro São Joaquim
23h - Serenata pelas ruas da cidade. Local: Centro Histórico

Dia 17
20h - Cantata natalina pelas ruas da cidade. Saída da Praça do Chafariz

Dia 30
20h30 - Show da Integração Goiás, patrimônio do mundo e de todos nós. Local: Praça de Eventos

Dia 31
20h30 - Show da Virada, Ano-novo da paz e do amor por Goiás. Local: Praça de Eventos
24h - Show pirotécnico

Fonte: Mais Goiás