Marconi exalta relação ''sinérgica'' com Dilma
Além das parcerias na área da agropecuária, Marconi também citou outros convênios firmados com o governo federal nas áreas de habitação e saúde. “As parcerias com os ministérios são muito importantes, porque temos recebido também atenção de todos os secretários de todos os ministérios. São muitas políticas públicas voltadas para essa relação convergente e sinérgica entre governo estadual e federal.” O tucano lembrou o apoio recebido pela Companhia Nacional de Abastecimento, da Embrapa e dos Ministérios da Agricultura e da Integração Nacional. “Só no Ministério da Integração Nacional receberemos, em um primeiro momento, R$ 220 milhões para dar andamento a projetos de irrigação, sem ser cobrada nenhuma contrapartida dos cofres estaduais”, disse.
O secretário nacional de Defesa Agropecuária e representante do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, também destacou a necessidade de se integrar ações dos dois governos na área. A previsão é que, em 2012, as parcerias continuem a todo vapor para que Goiás conquiste o título de Estado livre da aftosa sem vacinação. O fim da vacinação causaria uma economia de aproximadamente R$ 17 milhões ao governo.
O presidente da Agrodefesa, Antenor Nogueira, adiantou que mais 20 serão entregues ainda no ano de 2012. “Esses veículos serão somados à frota antiga da Agrodefesa, que são carros, caminhonetes e vans com mais de seis anos de uso. Eles serão utilizados por técnicos da defesa agropecuária para realizar inspeções sanitárias vegetal e animal em todo o Estado.”
Aceno aos servidores
Ainda em discurso, o governador novamente ressaltou que, embora 2011 tenha sido um ano de dificuldades financeiras, o governo conseguiu cumprir muitas metas, como o acordo da Celg com a Eletrobrás, as parcerias público-privadas e o pagamento em dia da folha dos servidores estaduais. Se direcionando aos servidores da Secretaria de Agricultura do Estado, Marconi garantiu que em 2012 irá cumprir a data-base da categoria e repor as perdas salariais.
Há um mês, a mesma promessa foi feita pelo governador na Seagro para os funcionários. Este ano a categoria conseguiu reajuste de 1,68%, mas a reivindicação era de 6,47%, referente à reposição inflacionária dos últimos seis anos. “Vamos valorizar os servidores e realizar políticas pública de apoio à categoria. Sabemos que os servidores são essenciais para o Estado.”
Fonte: Jornal o Hoje