Sinaleiros surpreendem motoristas
Novos semáforos realizaram mais de 143 mil autuações, especialmente por excesso de velocidade em seis pontos.
Desde que os seis equipamentos mistos que também monitoram excesso de velocidade – outros monitoram apenas avanços no sinal vermelho e paradas na faixa de pedestres – começaram a ser instalados em Goiânia, em outubro, nenhuma morte foi registrada nos locais, atendendo às expectativas da Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT). Juntos, os equipamentos foram responsáveis por 143.296 autuações. O campeão de multas foi justamente o excesso de velocidade. O pico de multas foi o mês de abril – com 28.472 autuações – logo após a instalação dos dois últimos equipamentos.
O diretor de trânsito da AMT, Miguel Carlos, afirma que atribui os números ao imediatismo e à pressa das pessoas. Ele acredita que os equipamentos estão cumprindo suas funções e fazendo com que os motoristas andem na velocidade da via. “Sem punição, as pessoas não andam devagar em Goiânia.” Ele lembra que os seis pontos em que o equipamento já foi instalado eram locais com muitos acidentes e próximos a locais importantes. “Depois da implantação notamos que os acidentes diminuíram e não houve nenhuma vítima fatal. Esse era nosso maior objetivo.”
Com o sucesso, Miguel Carlos diz que já estão previstas novas instalações, mas que estas ainda não têm data prevista porque dependem de processos licitatórios. O diretor cita os cruzamentos das avenidas T-7 e T-9 com a Avenida Mutirão como possíveis pontos de instalação dos equipamentos. Ele também ressalta que a tendência é que os aparelhos sejam instalados em todos os sinaleiros no futuro. “Goiânia está bastante atrasada no número de fotossensores em relação a outras capitais”, destaca.
Miguel Carlos explica que os equipamentos têm também função pedagógica. De acordo com os números divulgados pela agência, a maioria dos semáforos registrou mais multas em seus primeiros meses de funcionamento. O bancário Anadir Guimarães foi multado no cruzamento da Alameda das Rosas com a Rua 2, no Setor Oeste, e conta que aprendeu a lição. Já o engenheiro José Fernandes afirma que já foi autuado duas vezes no mesmo local e que considera os uso dos novos equipamentos um absurdo. “Isso só serve pra gente ser pego de surpresa e levar multa.” Miguel Carlos lembra que o motorista não é pego desavisado. “A AMT faz questão de sinalizar todos os locais com essa fiscalização.”
Autuações
Nos oito meses, o excesso de velocidade foi responsável por 134.067 multas nos seis locais. A maior parte das infrações do tipo aconteceu na Avenida Castelo Branco com a Avenida Ipiranga, no Bairro Ipiranga – 39.629. Os avanços no sinal vermelho foram responsáveis juntos por 1.195 autuações. O local com mais infrações do tipo foi o da Avenida Santa Maria x Av. Jaime Câmara, Residencial Cidade Verde, com 2.151 registros.
As paradas na faixa de pedestres foram as responsáveis por menos autuações – apenas 3.034. O local com mais infrações do tipo foi a Avenida 3ª Radial com a Rua 1.059, sentido Sul/Norte, com 1.714 registros. Apenas o equipamento instalado na Avenida Santa Maria com a Avenida Jaime Câmara, no Residencial Cidade Verde, não registra esse tipo de infração porque no local somente existe a faixa de retenção.
Fonte: Jornal O Hoje
4 comentários
Write comentáriosSe a intenção é colocar fiscalização em todos os sinaleiros, que pelo menos, coloquem TODOS os sinaleiros de Goiânia com contagem de tempo para ajudar nós motoristas a sabermos quando ele está preste a fechar. E se querem fazer com que diminua o número de pedestres atropelados, que construam também quebra-molas ou sinaleiros próximos as faixas de pedestre, eles podem até não oferecer tantos lucros para a AMT, mas com certeza ajudarão bastante...
ReplyNesse caso não é Goiânia, e sim Aparecida de Goiânia, mas mesmo assim são todos farinha do msm saco
ReplyVergonhosa a ação da AMT em sinaleiros, observem:
Reply- o cidadão se aproxima do sinaleiro na velocidade correta, por exemplo 50 km/h, como na 2a radial. O sinal fica amarelo, a partir daí temos duas escolhas, e ambas serão punidas:
1a - manter a velocidade e ser punido por avançar o sinal vermelho
2a - acelerar para não avançar o sinal vermelho e ser multado por excesso de velocidade.
No Rio de Janeiro, somente sinaleiros com temporizador podem multar por excesso de velocidade, pois assim o motorista pode diminuir gradativamente a velocidade.
Goianos, acordem, estão dando mais de 30.000 multas desse tipo por mês desde a instalação do sistema. Acredite, você também será pego.
Gustavo
http://www.luizpaulo.com.br/site/lei-dos-temporizadores/
uma vergonha, o problema da 3ª radial não era só o sinaleiro, mas, o outro radar que ficava na av botafogo a menos de 50 metros do sinaleiro em questão, que por sinal foi retirado pela prefeitura, como um sinal claro de que não estava certo, pois, a sinalização confundia-se com a do sinaleiro induzindo o motorista ao erro.
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