Maior polo empresarial do Brasil em Goiás

16:22 0 Comments A+ a-




Por meio de assinatura de protocolo de intenções firmado entre o governo do Estado e a empresa Alphaville Urbanismo, em parceria com a prefeitura de Cidade Ocidental, na tarde de ontem, Goiás receberá o maior polo residencial/comercial, empreendido pela Alphaville, desde que a empresa começou a construir áreas residenciais e comerciais pelo país, há 40 anos.
Com área disponível para construções residenciais, comerciais e prestações de serviços na área de educação, como a edificação de uma universidade, no total de 21 milhões de metros quadrados, o Alphaville do Distrito Federal, que está localizado 77% em Goiás, no município de Cidade Ocidental, superará o de São Paulo, localizado em Barueri.

“Este empreendimento é possível graças ao entusiasmo e atenção dedicada pelo governador Marconi”, disse o diretor superintendente da Alphaville Urbanismo, Marcelo Viller.

Segundo ele, 30% da área total são dedicados a escritórios e empresas, e os outros 70% se dividem entre comércio, serviços como educação e saúde, com a construção de uma universidade e um hospital no polo, além das residências.

A parte do projeto, que já está aprovada, ocupa 30% do total da área, e deve receber 15 mil pessoas entre trabalhadores e moradores do empreendimento.  O intuito é que essa primeira fase seja implantada em torno de três anos. Nessa primeira etapa, para edificar os primeiros módulos, serão gastos os R$ 160 milhões.

“É um projeto de 21 milhões de metros quadrados, mais que o dobro do Alphaville de São Paulo, que demorou 20 anos para ser construído. Nossa expectativa é criar um polo de desenvolvimento e renda que contrabalance a concentração que existe em Brasília, e atrair para o Entorno do Distrito Federal empreendimentos importantes”, explicou Viller.

O polo terá, em média, 200 mil moradores e receberá 140 mil trabalhadores diariamente. Aproximadamente, 75.500 empregos diretos e indiretos serão gerados. As empresas que se instalarem no complexo, deverão atender às exigências de não serem poluidoras, comportarem alta tecnologia e tenha demanda de mão de obra na área de ciência e tecnologia.

Marcelo Viller disse que o Alphaville DF contribuirá enormemente para o crescimento do PIB goiano. “Para se ter uma ideia, o Alphaville de São Paulo é localizado em Barueri, município que há 20 anos era uma cidade dormitório e hoje ocupa a quarta posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil”, informou.

Segundo ele, trata-se de um empreendimento que atenderá diversas classes sociais, “pois teremos desde apartamentos menores, mais econômicos, a lotes residenciais e condomínios fechados. Temos projeto para desenvolvimento para os próximos 15 anos”, observou.  Ele disse ainda que em todos os anos de trabalho a empresa dificilmente encontrou um governo como o de Goiás, com capacidade de perceber suas potencialidades.

Em discurso, o governador mostrou-se animado com a instalação do complexo devido ao crescimento da arrecadação goiana e  a geração de empregos. “Estamos, desde o início, entusiasmados com esse projeto. Primeiro, porque ele qualifica o Entorno de Brasília. Desde a construção de Brasília até hoje, este é o momento mais importante vivido por aquela região. É um complexo que vai proporcionar qualidade de vida para a região. Vai representar desenvolvimento do ABC, Mesquita e Cidade Ocidental”, disse.

“Temos uma grande preocupação em atrair investimentos que transformem Goiás em um dos estados mais importantes em termos de PIB do país. Mais, especialmente, investimentos que signifiquem qualidade, e este projeto é focado na qualidade. Vamos ter ali uma grande universidade, pelo menos um grande hospital de renome nacional e inúmeras empresas que se dirigirão para lá. Vamos agregar muito valor ao PIB goiano. Todas as edificações expressivas serão dentro de Goiás. Isso vai significar mais arrecadação e crescimento das nossas riquezas”, completou o governador Marconi.

Fonte: Marconi Perrilo