Goiânia traz Ineditismo das calçadas Sustentáveis

22:20 3 Comments A+ a-



Até final deste mês, cidadãos passam a contar com 2,5 quilômetros de calçadas que oferecem acessibilidade plena

Até o final de junho, o goianiense terá ao seu dispor 2,5 km de calçadas que oferecem acessibilidade plena. A proposta faz parte do Corredor Preferencial de Ônibus – Eixo Universitário, em construção desde novembro do ano passado, e é inédita no Brasil.

Quem passa pela Avenida Universitária, entre a Praça Cívica e a Praça Universitária, e utiliza o novo calçamento percebe as vantagens do novo modelo. A calçada sustentável, assim batizada pelo idealizador do projeto o engenheiro Civil, Augusto Cardoso Fernandes, oferece ao pedestre, ao cadeirante e também ao deficiente visual maior conforto, mais informações visuais e táteis e segurança no caminhar por eliminar obstáculos, desníveis acentuados, degraus e elementos urbanos que atrapalham a passagem.

Além disso, na discussão sobre cidade e sustentabilidade, esta calçada chega com a proposta de melhorar também a drenagem da água de chuvas protegendo o lençol freático e, com uma vazão melhor da água, eliminar alagamentos de ruas. Este efeito esponja está no  piso drenante, e também antiderrapante. Ao jogar um copo de água nesta superfície fica fácil perceber a absorção do líquido que lançado numa calçada comum não encontra vazão.

Ao longo do corredor Universitário estão mais de 50 rampas de acesso que têm no mínimo 1,20 metros de largura por 1,80 m de profundidade que deverão garantir no mínimo 2,16 metros quadrados de área permeável por rampa. Segundo Augusto, a cada 10 minutos de chuva estas rampas terão capacidade de sugar de 150 a 200 litros de água. "Há esquinas que nós teremos de quatro a oito rampas por causa das travessias nos cruzamentos e sinaleiros. Estas rampas além de garantir mais acessibilidade, melhorar a mobilidade e trás atenção a questões ambientais com a proteção do lençol freático e colaboram para a redução dos alagamentos", explica a arquiteta e assessora de Planejamento da CMTC, explica o engenheiro.

O conceito desta calçada baseia-se também em implantar três faixas longitudinais. A primeira, que é denominada de faixa livre, tem dois metros de largura e trabalha a acessibilidade plena por ter um piso uniforme e sem obstáculos físicos. Além disso, nesta faixa serão instaladas linhas guia nas laterais que orientarão o deficiente visual. O engenheiro Augusto explica ainda que o padrão de sustentabilidade e acessibilidade segue nas outras duas faixas. A segunda acompanhará o meio-fio e foi denominada de faixa serviço. Nela ficam os mobiliários urbanos como placas de sinalização, posteamento, lixeiras, arborização, entre outros. A terceira faixa fica rente ao muro de comércios e das residências e poderá abrigar floreiras e paisagismo em geral desde que o proprietário siga o modelo de acessibilidade.

Fonte: Prefeitura de Goiânia
Foto: Humberto Silva

3 comentários

Write comentários
Brunno
AUTHOR
27 de junho de 2012 às 22:39 delete

Esse blog é muito massa!
A página no facebook também, parabéns!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
2 de julho de 2012 às 20:34 delete

Foram três anos sem fazer nada, a não ser os superfaturamentos feitos para o Mutirama, com todas as secretarias envolvidas com o cachoeira. Agora faltando 6 meses, e pobre cego, bobo e burro, terá que ver o pó do chão para falar esse fez alguma coisa. Mas vai ver os Cais de goiania (unidade de saúde), um Caos. Esse prefeito é uma vergonha. Muita coisa, prioridade e tem dez milhões para as calçadas

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
6 de julho de 2012 às 19:35 delete

Enquanto isso a educação, a saúde, o social, o desemprego, é grande em Goiânia e o prefeito calçada, ou melhor o prefeito Paulo Garcia desde janeiro só mexe na calçada central do centro de Goiânia, e as drogas nas periferias, e as politicas públicas ninguem vê;

Reply
avatar