Projeto de ferrovia que ligará o DF a Goiânia volta a ser estudado

23:26 0 Comments A+ a-




Dois trens pretendem dar novo rumo à capital do país. Ideias antigas de ligar Brasília a Luziânia e a Goiânia por meio de linhas férreas voltaram a ser discutidas e esta semana poderão ter avanços importantes. Reativada em maio do ano passado, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) lidera as negociações para desengavetar os projetos, que têm como pano de fundo a industrialização do Entorno, considerada a saída para diversificar a economia local.

Na próxima quinta-feira, será assinado protocolo de intenções para elaborar estudos de viabilidade da ligação entre Brasília e Goiânia. O trem de média velocidade transportaria cargas e passageiros. Pararia em Anápolis e, provavelmente, em Alexânia, onde a partir de julho haverá um outlet em funcionamento. O trajeto completo, cerca de 200km, duraria algo em torno de uma hora, metade do tempo gasto atualmente de carro.

O eixo da BR-060 abriga cerca de 7 milhões de pessoas, número que deve saltar para 20 milhões em 20 anos, segundo projeções demográficas. O trecho em questão da rodovia responde por um Produto Interno Bruto (PIB) estimado em R$ 230 bilhões. O projeto do trem, orçado inicialmente em R$ 600 milhões, seria tocado por meio de parceria público-privada (PPP). Grandes empreiteiras nacionais já demonstraram interesse pela obra.

Sudeco assinará acordo para implantação do trem Brasília-Anápolis-Goiânia

Com o objetivo de definir as regras para os estudos iniciais e a modelagem para concessão e operação da linha de trem Brasília-Anápolis-Goiânia, será assinado no próximo dia 28 de junho, às 10h, no auditório da ANTT, o Acordo de Cooperação Técnica para a implantação da mesma.

"Estudos do IBGE e IPEA apontam que até 2027 essa região terá 20 milhões de habitantes e será a segunda conurbação do país e a região brasileira com um dos maiores PIB per capita, daí a importância do trem para transporte de cargas e passageiros", afirma Marcelo Dourado, diretor-superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste(Sudeco), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, que coordena o processo de implantação da Ferrovia. "O trem a ser implantado será de velocidade média, ou seja, até 150 Km/h", completa Dourado.

Estarão presentes e serão cossignatários do Acordo de Cooperação Técnica para a implantação da linha de trem Brasília/Anápolis/Goiânia: o Ministro de Estado dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; o Ministro de Estado da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza Coelho; o Diretor Geral em Exercício da Agência Nacional de Transportes Terrestres ? ANTT, Ivo Borges de Lima; o Diretor-Presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A ? VALEC, José Eduardo Sabóia Castello Branco; o Diretor-Superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste ? Sudeco, Marcelo Contreiras de Almeida Dourado, e os Governadores do Distrito Federal, Agnelo dos Santos Queiroz Filho e do Estado de Goiás, Marconi Ferreira Perillo Júnior têm o prazer de convidar para a solenidade de assinatura do Acordo.

Serviço:

Data: 28 de junho de 2012
Hora: 10 horas da manhã
Local: Auditório da ANTT, no endereço SCEC lote 10 trecho 03, Projeto Orla, Brasília-DF.

Fonte: Correio Braziliense