Imprensa conhece atrações do novo Parque Mutirama

18:53 6 Comments A+ a-







A reinauguração oficial acontece neste domingo 24, com abertura dos portões para visitação pública a partir do meio-dia, descerramento de placa às 16 horas e show com a dupla de palhaços Patati Patatá

Um mundo mágico que alia educação ambiental, cultura, lazer e entretenimento foi apresentado na manhã deste sábado, 23, à imprensa e a convidados pelo prefeito da capital, Paulo Garcia, ao abrir as portas do novo Parque Mutirama. Localizado no Centro da cidade, o logradouro, que existe há 38 anos e esteve em reforma nos  últimos meses, será reaberto ao público a partir do dia 5, integrando o calendário das férias escolares do mês de julho.

Acompanhado pela primeira-dama, Tereza Beiler, e pela filha e netos do ex-prefeito Iris Resende, idealizador do parque na década de 60, Paulo Garcia testou a montanha-russa, andou na roda gigante, os barcos da Praia Araguaia e percorreu o parque na Ferrovia Goiás. Após vistoriar brinquedos, o prefeito e Caixa Econômica Federal assinaram convênios para a construção de quadra poliesportiva e pista de skate na terceira etapa do projeto Parque Mutirama/Botafogo, no Parque Vila Nova.

A reinauguração oficial acontece neste domingo 24, com abertura dos portões para visitação pública a partir do meio-dia, descerramento de placa às 16 horas e show com a dupla de palhaços Patati Patatá. Na terça-feira, 26, o Parque Mutirama entra em operação soft opening e receberá visitas de alunos da rede municipal de ensino e filhos de operários que trabalharam na obra.

A partir do dia 5, no início das férias de julho, o parque recebe o público em geral, com a venda de cinco mil passaportes por dia, ao preço de 10 reais para adultos e crianças acima de 12 anos e 5 reais meia entrada para crianças abaixo de 12 anos e estudantes. O número de visitação diária deve ser gradativo até a marca de 30 mil usuários, segundo cálculos da Prefeitura de Goiânia.

Parque público
Criado na década de 60, o Parque Mutirama faz parte do Parque Botafogo, que possui uma mata com espécies nativas e várias nascentes. Foi todo construído com recursos dos cofres municipais, fato que se repete com o término das demais obras do complexo, como o túnel da Avenida Araguaia e a ponte sobre o Parque Botafogo. A Prefeitura de Goiânia trabalha com a expectativa de concluí-las até o final do ano, conforme palavras de Paulo Garcia. A área do denominado complexo Mutirama/Botafogo é histórica e foi criada no plano original de Goiânia em 1938.

Possui um Parque dos Dinossauros, com bonecos dos animais em tamanho real. Ainda conta com o Planetário da Universidade Federal de Goiás. Sua reforma teve início em 2011 e quando reaberto será o terceiro mais importante do país e o maior da Região Centro-Oeste. Sua ampliação e restauração obedecem a uma moderna concepção de atividade turística regional, fugindo do estereótipo de mero parque de diversão, abrangendo suas funções para centro de educação, ciência e esporte.

Conheça alguns dos principais brinquedos do novo Parque Mutirama:

Ferrovia Goiás – Quatro estações de embarque e desembarque apresentam monumentos que lembram a passagem da antiga Estrada de Ferro do Estado pelas cidades de Goiandira, Goiânia, Anápolis e Goiás. O deslocamento se dá por cerca de 1,5 km, passando por um túnel de 100 metros que lembra uma antiga mina de ouro e esmeraldas.

Casa Mal-Assombrada – Terror com diversão é o mote para a Casa Mal-Assombrada do Parque Mutirama, que ocupa o espaço do antigo trem fantasma e, embora tenha apenas um pavimento, parece possuir dois. Sons estranhos e bonecos preparam o espírito do visitante a cada transposição de portas. Manequins transformados em seres animatrônicos causam um efeito surpresa.

Palácio de Alhambra – O Palácio é um dos grandes elementos de decoração temática. Ao iniciar o trajeto, a bordo de um barco, o visitante encontra um cenário que lembra o período das grandes caravelas entre cordas e velas. Na entrada, um boneco menino está sentado na "távola redonda" da história do Rei Artur dentro de uma grande biblioteca e que tem no centro da mesa a lendária espada Excalibur. Nos assentos elmos fazem companhia ao príncipe.

Teleférico – Num percurso de 450 metros, os visitantes do novo Parque Mutirama poderão desfrutar da vista panorâmica dos Parques Botafogo, Vila Nova, Avenida Araguaia e Marginal Botafogo . O embarque acontecerá tanto na Estação Itumbiara, dentro do Mutirama, quanto na Estação Porangatu, no Parque Vila Nova. Vinte cabines de quatro lugares abrigarão até 80 visitantes por vez.

Praia Araguaia - Na diversão, que é única em parques públicos goianos, os visitantes poderão brincar com pequenos barcos, construídos com a finalidade de recrear e com navegação através de rádios controlados a partir de um deck de madeira, retirando os barcos e levando até um ancoradouro. Ao todo, serão dez barquinhos onde as crianças poderão fazer modelismo na água.

Volta ao Mundo – Ao volante de mini-jipes, o visitante faz um percurso de 497 metros passando por esculturas que medem cerca de 1,10 metro e que representam os cinco continentes do planeta Terra, colocados no nível da visão das crianças. O brinquedo substitui o antigo autorama.

Parque dos Dinossauros - O Parque dos Dinossauros ocupa uma área de 5,7 mil metros quadrados e tem réplicas de branquiossauro, aquilossauro, trossauro, estegossauro, tiranossauro rex, carotauro, espinossauro e pteranodon. O projeto paisagístico lembra o meio em que viviam com plantas rústicas e pedras. As réplicas de dinossauros, concebidas pelo artista plástico Clóvis Dapper Inácio, são de concreto e a maior delas tem 10 metros de altura e 22 metros de comprimento.

O público também poderá se divertir na Auto-Pista – onde, em 200 metros, 15 carros importados da Itália fazem o brinquedo conhecido como bate-bate ; Barca Pirata – para 32 lugares e temática de navio pirata; Carrossel;  Cine 4D – Efeitos de vento e chuva, óculos especais proporcionam emoção de cine 3D com um simulador coletivo com 16 lugares, Crazy House, Goiânia Século XXI, Music Express, Splash, Tele Combate, Tobogã, Torre de Queda Livre, Twister e a Xícara Maluca.

Já para as crianças, o parque contará com réplicas de algumas atrações, mas em tamanho reduzido como o Dumbinho, Mini Auto-Pista, Mini Carrossel, Mini Helicóptero, Mini Montanha-Russa, Mini Splash, Mini Twister, Red Baron, Trem Comboio.


Autor: Sirley Camilo (Prefeitura de Goiânia)
Foto: Edilson Pelikano

6 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
25 de junho de 2012 às 21:01 delete

DO CACHOEIRA NÉ, o que esse prefeito não faz para se reeleger

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de julho de 2012 às 11:43 delete

Ao contrário do que está escrito no artigo, o parque não foi feito totalmente com verbas municipais, mas a maior parte foi bancada com recursos do governo federal, o município entrou apenas com a contrapartida necessária. E pra completar, não colocaram várias atrações prometidas na publicidade à época do lançamento. VERGONHA!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de julho de 2012 às 07:05 delete

Cara deixa de ser certinho nenhum politico é correto. E esse ai pelo menos reformo e os das gestoes passadas e ai?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de julho de 2012 às 16:49 delete

Isso foi uma jogada de marketing por causa das eleições. Político CORRUPTO.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
12 de julho de 2012 às 10:44 delete

verdade! ele so fez isso tudo por causa das eleiçoes, ele que transparecer um bomo politico!,mais na verdade é um corrupto!

Reply
avatar
ana carolina
AUTHOR
28 de agosto de 2012 às 12:40 delete

se nao faz o povo fala se faz critica ra dificil agrada ficou quantos anos com o parque estragado agora que teve um com copetencia que fez alguma coisa para nossas crianças pois eles estavam sem diverçao
parabens paulo garcia

Reply
avatar