Corredor Norte-Sul será implantado em janeiro de 2015

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O sistema BRT de Goiânia chamado de “Corredor Goiás Norte/Sul” tem como objetivo criar redes de eixos de transportes que estejam integrados à rede existente. A concepção do sistema prevê a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo por ônibus e a substituição da frota atual por veículos de maior capacidade.

A otimização da operação nos corredores será garantida, com a cobrança de tarifa antecipada, construção de estações com plataforma elevada (facilitando o acesso aos veículos), e adoção de uma nova logística operacional, com serviços de linhas expressas e semiexpressas.

Para o corredor de BRT da cidade está previsto o investimento de R$274 milhões. A maior parte dos recursos terá como fonte o governo federal, por meio do PAC da Mobilidade (R$ 98 milhões). Como contrapartida o governo municipal irá dispor de R$95 milhões. Ainda não há estimativa de valores para desapropriações.

O corredor irá operar junto ao canteiro central e será de uso exclusivo dos veículos ônibus. Nele irão operar linhas paradoras e semiexpressas em um sistema troncal, que utilizarão 82 veículos (30 articulados 52 convencionais/padron). As estimativas são de que 20 mil passageiros serão transportados na hora pico.

Com o novo sistema o tempo de viagem será reduzido. Os veículos, por estarem em vias exclusivas e com controle informatizado, passarão a ter velocidade de 24 km/h, hoje eles operam com 21 km/h. O tempo de espera dos veículos nas estações também será menor. A prioridade de circulação dos ônibus em cruzamentos no corredor será feita com a implantação de um controle semafórico.

O Centro de Controle e Monitoramento será responsável pelo controle dos horários das viagens nos terminais, supervisão da operação das linhas, entre outras atividades de inspeção operacional. Haverá, ainda, o serviço de informação eletrônica aos passageiros.

Status do BRT

Projeto básico/executivo: Em elaboração do projeto básico

Edital de licitação: Aguardando finalização do projeto básico

Obras: Sem previsão

Início da operação: Previsto para janeiro/2015

FICHA TÉCNICA

Nome do BRT: Corredor Goiás Norte/Sul

Bairro/Cidade/UF: Goiânia/GO

Extensão (Km): 21,7 km

Capacidade: 20 mil pessoas por dia

Frota operacional: 82 veículos (30 articulados 52 convencionais/padron)

Estimativa de atendimento: 12 mil passageiros/hora/pico/sentido

Características do serviço/estações: 32 estações de embarque e desembarque

Terminais de integração (quantidade): 6 Terminais (Cruzeiro, Correios, Isidória, Rodoviária, Perimetral e Recanto do Bosque)

Benefícios: Aumento da velocidade operacional, maior oferta de viagens, serviço de atendimento expresso terminal x terminal x Região Central, opção de ultrapassagens, maior segurança, Monitoramento 24 horas, Maior conforto e qualidade no serviço oferecido

Custo: R$ 274 milhões

Fonte de custeio: PAC Mobilidade Grandes Cidades e contrapartidas

Quanto já foi investido: -

Consórcio: Sem definição

Fonte: Meu Transporte