Empresários sul coreanos visitam Aparecida

12:30 0 Comments A+ a-




Aparecida de Goiânia, 28 de maio de 2012 – Depois de apresentar na última quarta-feira, 23, um sistema inovador de tratamento de lixo urbano, industrial e hospitalar, o grupo de empresários da Coreia do Sul, esteve com o prefeito Maguito Vilela (PMDB) em seu gabinete, nesta segunda-feira, 28, onde formalizaram a intenção para  instalação de uma unidade da Brako em Aparecida de Goiânia. Logo em seguida, o grupo conheceu os pólos industriais da cidade e o seu aterro sanitário.

“Já me dispus em ajudar no que for necessário para a instalação da empresa em um dos nosso pólos, por isso é de suma importância que eles conheçam o município. Temos áreas disponíveis para implantação desse sistema de tratamento de resíduos. Com ele poderemos reduzir os custos e resolver o problema do lixo na cidade”, explicou Maguito. “Temos hoje quatro pólos industriais e mais de 500 mil habitantes. Aparecida está desenvolvendo cada vez mais suas atividades econômicas e isso tem atraído várias empresas de todo o país e do mundo. O interesse da Brako é um reflexo das nossas ações e do que a cidade está vivenciando”, destacou o prefeito.

A visita dos empresários aos pólos da cidade foi coordenada pelos secretários municipais, Juliano Cardoso (Meio Ambiente) e Ricardo Rabahi (Indústria e Comércio). O grupo representa a empresa Brako (Brazil e Korean) e se interessou por Aparecida por ser a maior cidade do centro-oeste, excluindo as capitais. Na ocasião também foi discutida a implantação de uma indústria de tratores com tecnologia de ponta em Aparecida.

O grupo de empresários sul coreanos, liderado pelo presidente da recém-constituída empresa goiana Brako Corporation Ltda., Chang Joo, que já instalou inclusive um escritório administrativo em Cristalina-GO. Essa é a segunda vez que se encontraram com o prefeito Maguito Vilela. A primeira foi na sede da SGPA, em Goiânia, na semana passada. Mais uma vez, eles demostraram interesse em investir em Aparecida, e apresentaram um leque de investimentos possíveis que já dominam, como geração de energia, indústria de tratores para a agricultura, iluminação em LED (tecnologia), usinas de resíduos sólidos, tecnologia em informática, indústria de medicamentos veterinários, indústria de produtos derivados da soja, entre outros empreendimentos.

O presidente internacional da Brako, Chang Joo An, explicou que países da Europa, China, Indonésia, Estados Unidos e Austrália já aderiram ao novo sistema de tratamento de resíduos e estão tendo resultados positivos. ‘’O sistema existe há 10 anos e, caso Aparecida decida aderir será pioneira no país e servirá de exemplo para outros estados’’, afirmou.

BRAKO – A Brako é uma empresa binacional, ou seja, resultado de uma parceria entre empresários brasileiros e coreanos que se uniram para cuidar das negociações entre os países. Mais de 180 empresas produzem 280 tipos de produtos com tecnologia avançada, dentre tratores, TV’s, navios e automóveis.

Participaram da reunião, o vice prefeito, Tanner de Melo, o ex-secretário de comunicação, Júlio Lemos, os secretários da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula, de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior, da Executiva, Eli de Faria, Juliano Cardoso, Meio Ambiente e Ricardo Rabahi de Indústria e Comércio e representantes da empresa.

Fonte: Prefeitura de Aparecida de Goiânia