Eixo Universitário marca início de uma série de 14 corredores preferenciais que serão implantados na Capital
O Eixo Universitário possui 2,5 km de extensão - da Praça Cívica até o Terminal de Integração Praça da Bíblia - e fará ligação com outros corredores futuros como o Corredor Goiás (BRT NS), Corredor 85 e Corredor T-7, na Praça Cívica; e, com o Corredor Independência no Terminal Praça da Bíblia. O corredor conta com 12 linhas que procedem das regiões do Centro expandido, Noroeste, Leste, Sul e Sudoeste; transporta cerca de 50 mil passageiros/dia, sendo que nos trechos mais carregados da via passam até 59 ônibus/h.
Dos 102 km de corredores preferenciais a serem implantados pela Prefeitura de Goiânia, o Eixo Universitário é o primeiro, e por isso, é denominado Corredor Piloto. As intervenções a serem implementadas envolvem parâmetros urbanísticos e tecnológicos.
PARÂMETROS URBANÍSTICOS:
Acessibilidade Universal – Aplicar a normatização pertinente garantindo nas intervenções físicas os elementos de acessibilidade universal em todo o trecho;
Requalificação dos passeios públicos – Reformar os passeios públicos considerando a deterioração dos pavimentos, bem como a adequação à acessibilidade universal, e implantação de arborização adequada;
Ciclovia – Implantar a ciclovia no canteiro central integrada aos espaços de convivência dos novos Pit-Dogs, contando com nova iluminação pública, bancos, lixeiras e arborização adequada;
Faixa preferencial para o ônibus – Implantar faixa à direita, rente ao meio-fio, com preferência à fluidez do transporte coletivo;
Redução de pontos de conflito do tráfego – Reduzir conversões à esquerda e cruzamentos que retardam a fluidez do tráfego geral e do transporte coletivo;
Modificação da circulação de vias transversais – Alterar o sentido do fluxo de algumas vias transversais considerando os benefícios a serem incorporados ao corredor;
Melhoria dos pontos de embarque e desembarque – Implantar novo modelo de abrigo oferecendo aos usuários do transporte coletivo mais segurança, conforto e funcionalidade;
Melhorias no pavimento das pistas de rolagem – Recapear as pistas de rolagem considerando que o pavimento existente possui mais de 30 anos e apresenta pontos de deterioração.
Acertos em pontos de drenagem – Adequar os pontos de drenagem com melhorias nas bocas-de-lobo e ampliação da galeria pluvial existente;
Nova sinalização viária – Implantar nova sinalização viária adequando as funções do novo corredor de ônibus, a organização do tráfego geral, bem como a segurança do pedestre e do ciclista.
PARÂMETROS TECNOLÓGICOS:
Adequação semafórica – Implantar três novos semáforos e adequar os tempos semafóricos às funções do novo corredor de ônibus e à organização do tráfego geral;
Sistema de fiscalização eletrônica – Implantar novo sistema de fiscalização eletrônica garantindo a fluidez do transporte coletivo na faixa preferencial, o limite de velocidade nas seis faixas, bem como não parar e estacionar sobre faixa de pedestres e calçadas e obedecer à sinalização semafórica;
Monitoramento em tempo real – Implantar sistema de monitoramento por CFTV para as seis faixas de rolagem do corredor e imediações, em tempo real.
Fonte: Prefeitura de Goiânia
Foto: Humberto Silva