Diretor geral da RMTC diz que Corredor Universitário é uma das obras mais importantes nos últimos tempos
Nesta quarta-feira, às 19h, será realizada a entrega de parte das obras do Corredor Universitário. O Corredor Universitário compreende uma distância de 2,5km que ligam a Praça Cívica à Praça da Bíblia. O projeto do corredor Bus Rapid Service (BRS) tem como principais objetivos a redução no tempo de viagem dos passageiros; aumento da velocidade operacional dos veículos do transporte coletivo; melhoraria da regularidade da operação; melhoria da oferta de viagens; consolidação da hierarquia das vias e melhora da identidade do eixo de transporte coletivo.
O projeto do corredor atende a todos os modais, já que confere melhorias para quem anda a pé, para quem se locomove de ônibus, para ciclistas e para as pessoas dos veículos individuais.Passam pelo corredor 20 linhas convencionais (019, 020, 021, 027, 028, 164, 167, 170, 180, 257, 266, 283, 302, 580, 582, 615 e 739) e 10 linhas do CityBus (900, 901, 905, 906, 907, 908, 909, 914 e 917).
Para o diretor geral do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino, o Corredor Universitário é uma das obras mais importantes nos últimos tempos para a Região Metropolitana de Goiânia, pois naquele local passam diariamente pessoas de diversas cidades do estado de Goiás e não só da capital. “O Corredor Universitário é um novo tipo de fazer obra pública, pois ele vai além de um corredor preferencial de ônibus, ele representa a integração entre diversos modais de transporte: a pé, bicicleta, veículo e ônibus. Ele é um exemplo de urbanismo, paisagismo e de acessibilidade. Alguém pode até critica-lo, mas importante é que o Prefeito teve a coragem e persistência em fazê-lo. Agora temos um corredor piloto, um excelente referencial prático. O cenário é otimista, pois acreditamos que em breve teremos outros BRS / Corredores sendo implantados na grande Goiânia ” enfatiza Leomar Avelino.
Infraestrutura
As alterações realizadas nas estruturas viárias da Rua 10, Avenida Universitária e Rua compreendem as duas pistas, separadas por ilha com ciclovia e quiosques comerciais. Cada uma das pistas tem duas faixas destinadas ao tráfego geral e uma preferencial para veículos do transporte coletivo. Todas as faixas receberam repavimentação e sinalização.
Para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais as novas calçadas receberam guias rebaixadas. Foram construídos novos pontos de embarque e desembarque, com tabela de frequência, itinerários das linhas, mapa do corredor e identificação dos pontos. A faixa próxima aos pontos de embarque e desembarque teve o asfalto substituído por pavimento de concreto. Alguns semáforos tiveram fases eliminadas e todos receberam uma reprogramação, para culminar na otimização semafórica. Retornos e canteiros foram fechados para que uma maior fluidez dos veículos seja realizada.
Fiscalização eletrônica
A faixa exclusiva para transporte coletivo contempla um sistema de fiscalização por meio da captação de imagens e processamento de informações, que permitirão o monitoramento de veículos que trafegam pelo corredor. Veículos de transporte individual podem utilizar a faixa destinada para veículos do transporte coletivo apenas para realizarem conversões à direita.
Velocidade
Antes da implantação do corredor, os veículos de transporte individual alcançavam a média de 8,6 km/h enquanto os veículos de transporte coletivo seguiam com 12,3 km/h. Com o corredor funcionando com plena capacidade, espera-se uma melhora que gira em torno de 64% para o tráfego em geral e no mínimo 30% para o transporte coletivo. Esta melhora visa comprovar os benefícios da implantação do Corredor Universitário no aspecto do tráfego, redução no atraso de ônibus e veículos particulares. Essas ações culminam no aumento da velocidade e promoção do aumento da fluidez dos veículos para usuários deste corredor.
Novos corredores
A prefeitura de Goiânia pretende implantar 102 quilômetros de Corredores preferencias para as pessoas que viajam de ônibus. O Futuro é otimista.
Fonte: RMTC Goiânia
Foto: Humberto Silva