Goiás vai criar Centro de Multiplicação Genética de Bovinos
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro) firma amanhã parceria com a Embrapa Arroz e Feijão e a Emater para a criação de um Centro de Multiplicação Genética de Bovinos em Goiás. A assinatura será às 18 horas no estande da Seagro no Parque de Exposição Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. A unidade possibilitará a produção de embriões de gado girolando no laboratório de reprodução animal situado na Embrapa Arroz e Feijão. O projeto piloto será instalado em Quirinópolis.
A parceria visa estimular e disseminar a utilização da transferência de embriões como técnica para o melhoramento genético do rebanho bovino e possibilita o aumento da produção de carne bovina e da produção de leite. A estimativa é que, em condições normais, uma vaca que tenha vida útil de oito anos poderá gerar oito crias ao todo. Já por meio dessa nova técnica, esse número pode aumentar para 412 embriões durante toda a sua vida, cerca de um bezerro (a) por semana.
Essa técnica também promove melhor aproveitamento dos espaços destinados à produção de carne e leite, reduzindo a pressão para a abertura de novas áreas e destinação das sobressalentes para outras atividades agrícolas; maior viabilidade econômica das atividades de bovinocultura de leite e corte e o aumento da geração de emprego e renda no meio rural.
Os resultados do projeto piloto devem ser apresentados até o mês de novembro. A estimativa é que até o começo do ano de 2013 o projeto possa se expandir para outros municípios goianos. No primeiro momento será disponibilizado um total de 5 mil embriões, que devem ser distribuídos em 250 propriedades rurais.
Fonte: Goiás Agora