Começa a 14ª edição do festival na Cidade de Goiás
O 14º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2012) começa hoje na Cidade de Goiás, com 19 filmes do Brasil, Alemanha, Bolívia, Guiné Equatorial, China, Portugal e República Tcheca concorrendo a um total de R$ 160 mil em prêmios. O evento contará com shows de cantores renomados, como Caetano Veloso e Nando Reis, e a presença de profissionais conceituados como o economista e historiador Paulo Bertran, que é o homenageado do Fica 2012, e o ambientalista Fernando Gabeira, que preside o júri da Mostra Competitiva, na qual o ator José Wilker é o convidado especial do festival. “Recuperamos a aura e o glamour do Fica”, assegura o secretário estadual de Cultura, Gilvane Felipe.
Quarenta e cinco oficinas e workshops circundam a Mostra ABD, da Associação Brasileira de Documentaristas, a Mostra Paralela, o Fica Animado, o Fórum de Cinema e o Fórum Ambiental. Vinte e cinco atrações musicais estão inscritas no Fica na Comunidade e 22 artistas goianos, escolhidos por edital público, se apresentam durante a mostra oficial.
Hospedagem
Para quem pretende ir ao Fica e não conseguiu hospedagem, ainda é possível encontrar casas e quartos para aluguel na cidade de Goiás. Com preços que variam de 80 reais – a diária de um quarto para até cinco pessoas – até R$ 1 mil – o final de semana em uma casa com quatro quartos, pois os moradores da cidade oferecem o próprio lar para acomodar os participantes do festival e visitantes da cidade. Os serviços oferecidos também variam e podem incluir café da manhã, mesmo para quem aluga somente um quarto em casas coletivas. Há disponibilidade de casas mobiliadas, sem mobília e até áreas de campping, com diárias a partir de 25 reais e café da manhã por um valor complementar. Como o movimento aumenta no final da semana, quem ainda não tem onde ficar precisa correr, já que a procura é maior que o número de vagas.
Moradora da cidade e dona de uma padaria artesanal, Letícia Oliveira criou um grupo aberto no Facebook para oferecer hospedagem a quem quer curtir o festival, ou mesmo para quem vai trabalhar. Como o sistema hoteleiro não comporta a quantidade de turistas recebidos todos os anos durante o Fica, Letícia teve a ideia de reunir na rede social pessoas interessadas em alugar as próprias casas e as que precisam de hospedagem. O resultado, garante ela, tem sido positivo. “É uma forma de envolvermos os moradores e, ainda, oferecermos outros serviços, por meio desse contato antecipado, às pessoas que vêm à cidade”, diz. O nome do grupo de divulgação no facebook é Casas e quartos para o Fica 2012.
Fonte: Jornal o Hoje