Goiânia é tomada por publicidades irregulares
Dezessete outdoors foram retirados por falta de autorização da Amma. Ação visa combater poluição visual pela cidade.
Publicidades de automóveis, alimentos, calçados e até universidades, estão espalhadas em outdoors em Goiânia. O problema é que nem sempre os painéis possuem autorização da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). Por isso, o órgão iniciou ontem a retirada de 17 outdoors que estavam na Avenida Olinda, no Parque Lousandes. A ação visa combater a poluição visual da cidade e deve se estender por tempo indeterminado. O presidente da Amma, Mizair Lemes, estima a existência de 2.700 placas de publicidade na capital. Destas, pelo menos 500 estão irregulares.
Em casos graves, os painéis são instalados com placas enferrujadas, feitas até mesmo de restos de materiais. A Amma alerta que estes outdoors podem colocar a segurança da população em risco. Nestes casos, a retirada é feita imediatamente. As notificações de multa são emitidas apenas para painéis que apresentam segurança, mas estão em locais proibidos.
As empresas responsáveis pelos outdoors irregulares serão autuadas com multa de no mínimo R$ 1 mil por publicidade. Mizair ressalta que a ação também quer educar os empresários e a população. “Devemos procurar a conscientização na educação dentro de casa, para passar para nossos filhos.”
Driblando a lei
Muitos empresários instalam suas publicidades, com placa de autorização da Amma, em avenidas impróprias devido sua grande movimentação de veículos. “Vamos verificar se os outdoors regularizados estão no local onde deveriam estar.” A Avenida Perimetral Norte foi apontada como uma das que mais apresentam publicidades indevidas. “Na cidade inteira encontramos irregularidades, mas principalmente as vias com mais movimento.”
Apenas os painéis que apresentarem os critérios exigidos pelo órgão ambiental serão poupados. A Amma exige tamanho ideal e contrato de locação do lote. Proibi fotos obscenas e a instalação dos outdoors em terrenos públicos.
Ontem à tarde, muitos proprietários dos outdoors estiveram no local para tentarem reverter a situação. Mas a Amma foi irredutível e manteve a retirada e multa para os responsáveis. O combate a poluição visual faz parte das ações do órgão municipal para Semana do Meio Ambiente.
Fonte: Jornal O Hoje