Sindicatos e empresas negam paralisação dos Motoristas

11:05 2 Comments A+ a-


Al­guns ter­mi­nais de ôni­bus em Go­i­â­nia con­ti­nham pan­fle­tos apó­cri­fos in­for­man­do so­bre uma pos­sí­vel gre­ve dos mo­to­ris­tas on­tem e ho­je. O Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res em Tran­spor­tes Ro­do­vi­á­rios no Es­ta­do de Go­i­ás (Sin­dit­tran­spor­te) e o Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res do Tran­spor­te Co­le­ti­vo da Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na (Sin­di­co­le­ti­vo) ne­gam a au­to­ria do pan­fle­to e qual­quer ini­ci­a­ti­va de gre­ve. A Re­de Me­tro­po­li­ta­na de Tran­spor­te Co­le­ti­vo (RMTC) afir­ma que não hou­ve que­da na ofer­ta de ser­vi­ços e nem re­cla­ma­ções de usu­á­rios. As em­pre­sas e a ca­te­go­ria afir­mam que não hou­ve e nem ha­ve­rá pa­ra­li­sa­ção nes­ta se­ma­na.

Há até mes­mo um im­pe­di­men­to le­gal pa­ra que a gre­ve ocor­ra, já que a ne­go­ci­a­ção de re­a­jus­te sa­la­ri­al ain­da es­tá aber­ta. Na ma­nhã de on­tem, na Se­cre­ta­ria Re­gi­o­nal do Tra­ba­lho (SRT) as par­tes se re­u­ni­ram, mas não ti­ve­ram um con­sen­so. A dis­cus­são mai­or era so­bre o anuê­nio – em que os tra­ba­lha­do­res re­ce­bem re­a­jus­te de 3% a ca­da ano no em­pre­go –, as em­pre­sas que­rem aca­bar com o be­ne­fí­cio e os em­pre­ga­dos não abrem mão que ele per­ma­ne­ça.

Me­di­a­dor da SRT fez uma pro­pos­ta: au­men­to li­ne­ar de 8% no sa­lá­rio e be­ne­fí­ci­os e ma­nu­ten­ção do anuê­nio. O Sin­di­ca­to das Em­pre­sas de Tran­spor­te Co­le­ti­vo Ur­ba­no de Pas­sa­gei­ros de Go­i­â­nia (Se­transp) res­pon­de até ama­nhã se acei­tam a pro­pos­ta. Ca­so a res­pos­ta se­ja po­si­ti­va, a pro­pos­ta se­rá le­va­da às as­sem­blei­as dos sin­di­ca­tos pa­ra ve­ri­fi­car a apro­va­ção.

Fonte: O Hoje

2 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
1 de abril de 2011 às 15:00 delete

Nao foi autorizada greve mas os motoristas estavam fazendo greve sim...
de manha os onibus do eixo anhanguera estavam demorando quase dez minutos p/ passar... em reclamação c/ um fiscal disse que estava c/ 40 onibus que nao sairam da garagem...
se for fazer greve, façam direito, paraliaem todos os onibus de todas as linhas, nao adianta levar os trabalhadores p/ os terminais e deixar a espera...

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de abril de 2011 às 14:07 delete

Vivemos num país teoricamente democraticos, mas na pratica o direito da minoria é priviligiado. Penso que todo trabalhador tem direito ao salario digno e quando nao consegue seus direitos precisa se organizar utilizando se for necessario a greve mas deve ser de maneira organizada, nao feita aleatoriamente, precisa ter um sindicado bem estabelecido. Democracia, nao é sinonimo de baderna, mas de organizaçao e nao podemos sofrer com as conseguencias. O transporte publico de Goiania precisa de uma estruturaçao melhor, os onibus sempre andam lotados, muitas frotas ficam paradas. Se há dever de serem pagos os impostos, alguma parcela dos impostos poderiam ser investidos de maneira correta nos transportes coletivos de Goiania.

Reply
avatar