Licitação privilegia motorista auxiliar

11:00 1 Comments A+ a-


Lyniker Pas­sos

A Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia di­vul­gou on­tem o edi­tal de li­ci­ta­ção pa­ra as no­vas per­mis­sões de ser­vi­ço de tá­xi na Ca­pi­tal. Se­rão 119, sen­do cin­co des­ti­na­das a por­ta­do­res de de­fi­ci­ên­cias. Con­se­gui­rá a per­mis­são, pa­ra 20 anos de ser­vi­ços de tá­xi, com mais 20 anos pror­ro­gá­veis, o can­di­da­to que acu­mu­lar o mai­or nú­me­ro de pon­tos de acor­do com as exi­gên­cias que de­vem ser apre­sen­ta­das, no dia 19 de abril, em do­cu­men­ta­ção téc­ni­ca e do­cu­men­ta­ção de ha­bi­li­ta­ção. Na lar­ga­da em bus­ca das per­mis­sões, os 1,8 mil mo­to­ris­tas au­xi­li­a­res – aque­les que tra­ba­lham pa­ra os ta­xis­tas do­nos das per­mis­sões –, sa­em na fren­te.

Um mês an­tes da di­vul­ga­ção da li­ci­ta­ção de con­cor­rên­cia O HO­JE já ha­via in­for­ma­do so­bre a aber­tu­ra de no­vas va­gas na fro­ta de tá­xi, abor­dan­do o lon­go pe­rí­o­do, mais de 30 anos, sem no­va li­ci­ta­ção e os pre­ju­í­zos que is­so oca­si­o­nou de­vi­do ao cres­ci­men­to da po­pu­la­ção da ci­da­de.

O edi­tal in­di­ca que os con­du­to­res au­xi­li­a­res que se apre­sen­ta­rem ca­das­tra­dos por meio de cer­ti­dão ex­pe­di­da pe­la Agên­cia Mu­ni­ci­pal de Trân­si­to, Tran­spor­te e Mo­bi­li­da­de (AMT), te­rá acrés­ci­mo de cin­co dé­ci­mos pa­ra ca­da mês tra­ba­lha­do. Pa­ra ex-con­du­to­res au­xi­li­a­res a pon­tu­a­ção se da­rá pe­la so­ma do tem­po efe­ti­vo no de­sem­pe­nho da fun­ção. A ex­pe­ri­ên­cia de ser­vi­ço na área se­rá con­ta­bi­li­za­da a par­tir de 1980.

Os con­cor­ren­tes de­ve­rão apre­sen­tar no dia 19 de abril, na sa­la de aber­tu­ra da Co­mis­são Ge­ral de Li­ci­ta­ção da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia, no Pa­ço Mu­ni­ci­pal, dois en­ve­lo­pes com as de­vi­das do­cu­men­ta­ções (ve­ja box). O edi­tal tam­bém pri­o­ri­za que já pos­sui o ve­í­cu­lo, atri­buin­do 30 pon­tos pa­ra quem com­pro­var a aqui­si­ção de um ve­í­cu­lo ze­ro qui­lô­me­tro, 28 pon­tos pa­ra ve­í­cu­los fa­bri­ca­dos em 2010 e 26 pon­tos pa­ra ve­í­cu­los ano 2009. O li­ci­tan­te ga­nha­rá cin­co pon­tos ex­tras se de­cla­rar que o ve­í­cu­lo é equi­pa­do com ar con­di­cio­na­do. É obri­ga­tó­rio o car­ro ser bran­co, qua­tro por­tas com es­pa­ço pa­ra cin­co pes­so­as.

O tem­po de emis­são da car­tei­ra de ha­bi­li­ta­ção tam­bém fa­vo­re­ce o can­di­da­to. O li­ci­tan­te por­ta­dor de CNH ca­te­go­ria B re­ce­be­rá dois dé­ci­mos de pon­to pa­ra ca­da mês con­ta­do des­de a sua ha­bi­li­ta­ção. Pa­ra a ca­te­go­ria C, se­rá acres­cen­ta­do três dé­ci­mos, ca­te­go­ria D, qua­tro dé­ci­mos e ca­te­go­ria E, cin­co dé­ci­mos. O tem­po de car­tei­ra de mo­to­ci­ci­lis­ta, ca­so te­nha, se­rá des­pre­za­do.

Des­ta vez os mo­to­ris­tas in­fra­to­res le­vam des­van­ta­gem, pois se­rá des­con­ta­do da pon­tu­a­ção o li­ci­tan­te que pos­su­ir na CNH mul­tas. Ca­so te­nha três pon­tos na car­tei­ra, três pon­tos se­rão sub­traí­dos e as­sim su­ces­si­va­men­te. A exi­gên­cia foi apro­va­da pe­lo pre­si­den­te da AMT, Mi­guel Ti­a­go. “Fi­co mui­to sa­tis­fei­to, is­so mo­ti­va os mo­to­ris­tas a não co­me­te­rem in­fra­ções de trân­si­to.” Pa­ra Mi­guel, a pri­o­ri­da­de aos mo­to­ris­tas au­xi­li­a­res é po­si­ti­va. “Te­mos que apro­vei­tar mão de obra qua­li­fi­ca­da, os au­xi­li­a­res sur­gi­ram de­vi­do ao lon­go pe­rí­o­do sem no­vas per­mis­sões.” A con­cor­rên­cia atu­al não pre­vê a pos­si­bi­li­da­de de ca­das­tro pa­ra mo­to­ris­tas au­xi­li­a­res.

Du­ran­te au­diên­cia pú­bli­ca na Câ­ma­ra de Ve­re­a­do­res em Go­i­â­nia, no úl­ti­mo fi­nal de se­ma­na, au­xi­li­a­res de­cla­ra­ram a re­por­ta­gem que pes­so­as in­flu­en­tes ti­nham in­for­ma­ções an­tes da di­vul­ga­ção do edi­tal. Mi­guel ex­pli­cou que is­so não con­diz com a re­a­li­da­de, pois a ela­bo­ra­ção do edi­tal foi fei­ta em acor­do com o pró­prio sin­di­ca­to da ca­te­go­ria.

Es­tá ve­da­da a par­ti­ci­pa­ção de quem de­têm qual­quer au­to­ri­za­ção, per­mis­são ou con­ces­são de ser­vi­ço pú­bli­co, mu­ni­ci­pal, es­ta­du­al e fe­de­ral. Pes­soa que in­te­gre o qua­dro di­ri­gen­te ou pes­so­al da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca di­re­ta ou in­di­re­ta do mu­ni­cí­pio e tam­bém ser­vi­dor mi­li­tar ou ci­vil.

O se­cre­tá­rio de Com­pras e Li­ci­ta­ções, Jo­ão de Pai­va Ri­bei­ro, dis­se que a gran­de pro­cu­ra pe­lo edi­tal fez a ad­mi­nis­tra­ção dis­po­ni­bi­li­zar gra­tui­ta­men­te o do­cu­men­to no si­te da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia. O edi­tal es­ta­va pre­vis­to pa­ra cus­tar R$ 30, e che­gou até mes­mo a ser di­vul­ga­do com o va­lor. To­da a do­cu­men­ta­ção se­rá re­ce­bi­da no dia 19 de abril, re­a­li­da­de que pre­o­cu­pa Jo­ão de Pai­va. “Es­ta­mos mon­tan­do uma es­tra­té­gia pa­ra po­der ana­li­sar em um só dia to­dos os do­cu­men­tos. É uma lo­gís­ti­ca di­fí­cil de fa­zer, va­mos con­tar com apoio de um pro­gra­ma de com­pu­ta­dor, is­so vai dei­xa­ra o pro­ces­so mais ágil e tran­spa­ren­te.”

O mo­to­ris­ta au­xi­li­ar Ar­nal­do Araú­jo, 36 anos, te­ve aces­so ao edi­tal on­tem mes­mo e acre­di­ta que é um for­te can­di­da­to a ob­ter per­mis­são. Ele que tra­ba­lha há seis anos co­mo ta­xis­ta tem que pa­gar R$ 800 por mês ao do­no do ve­í­cu­lo no qual tra­ba­lha. “Úni­co fa­tor ne­ga­ti­vo des­ta con­cor­rên­cia é a pre­fe­rên­cia por quem já pos­sui o ve­í­cu­lo.” Ele co­me­mo­ra que se ca­so for um per­mis­sio­ná­rio o va­lor que re­pas­sa ao mo­to­ris­ta ti­tu­lar irá pa­gar a pres­ta­ção do ve­í­cu­lo no qual irá tra­ba­lhar.

Fonte: Jornal o Hoje

1 comentários:

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
5 de janeiro de 2012 às 17:45 delete

Boa tarde, esse Edital foi elaborado de forma claro e boa. Assim fica de lado a mafia que tinha nos anteriores editais. Eu sou taxista auxiliar, trabalho na ABC, vejo dentro da classe de taxista que é preciso de entrar pessoas novas nessa area! Goiania esta crescendo muito nessa area, é importante os orgao competente das permisoes e acabar com a mafia que existe dentro do mundo dos taxi de Goiania. JESUS abençoe todos os concorrentes. Elias Silva

Reply
avatar