Passagem de ônibus deve chegar a R$ 2,50

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Van­dré abreu

A pas­sa­gem do tran­spor­te co­le­ti­vo na re­gi­ão me­tro­po­li­ta­na de Go­i­â­nia de­ve pas­sar pa­ra R$ 2,50 a par­tir do pró­xi­mo mês. A pla­ni­lha com o re­a­jus­te de 11,11% (em re­la­ção ao va­lor atu­al de R$ 2,25) já foi fei­ta pe­los em­pre­sá­rios e o va­lor es­ta­ria abai­xo dos cus­tos ope­ra­ci­o­nais – o va­lor ide­al se­ria R$ 2,68, se­gun­do a mes­ma pla­ni­lha.
As em­pre­sas já te­ri­am até mes­mo a ar­te dos no­vos pan­fle­tos pa­ra se­rem afi­xa­dos nos ôni­bus pron­ta. O au­men­to se­ria me­nor do que os 12,5% con­ce­di­dos em 2009, épo­ca em que as ta­ri­fas fo­ram re­a­jus­ta­das pe­la úl­ti­ma vez – o con­tra­to en­tre as con­ces­sio­ná­rias e a Com­pa­nhia Me­tro­po­li­ta­na de Tran­spor­te Co­le­ti­vo (CMTC) pre­vê re­a­jus­tes anua­is, sem­pre em abril.

O au­men­to não in­clui o va­lor do bi­lhe­te do Ei­xo Anhan­gue­ra, que é con­tro­la­do pe­la Me­tro­bus (em­pre­sa do go­ver­no do Es­ta­do). Po­rém, nos úl­ti­mos anos, to­da vez que as em­pre­sas pri­va­das ma­jo­ra­ram as pas­sa­gens, a Me­tro­bus acom­pa­nhou. A pas­sa­gem ho­je no Ei­xo é sub­si­di­a­da e cus­ta R$ 1,15.
Po­rém, as par­tes en­vol­vi­das ne­gam o va­lor do re­a­jus­te. A Com­pa­nhia Me­tro­po­li­ta­na de Tran­spor­te Co­le­ti­vo (CMTC) diz que ain­da não ini­ciou es­tu­do so­bre o re­a­jus­te da pas­sa­gem de ôni­bus, que é fei­to só pe­lo ór­gão. A Re­de Me­tro­po­li­ta­na de Tran­spor­te Co­le­ti­vo (RMTC), que re­pre­sen­ta as em­pre­sas, diz que só a CMTC re­a­li­za o re­a­jus­te e não par­ti­ci­pa de ne­go­ci­a­ções a es­te res­pei­to. A Câ­ma­ra De­li­be­ra­ti­va de Tran­spor­te Co­le­ti­vo (CDTC), que re­ce­be o es­tu­do da CMTC e de­li­be­ra as mo­di­fi­ca­ções, afir­ma que na­da ain­da foi dis­cu­ti­do.

O contrato ain­da ga­ran­te que o cál­cu­lo da ta­ri­fa se­rá com­pos­to por au­men­to re­al de 15% até 2013. No úl­ti­mo au­men­to, 5% se­ria des­te re­a­jus­te re­al. De acor­do com o con­tra­to, o re­a­jus­te é ba­se­a­do em al­guns ín­di­ces, co­mo a va­ri­a­ção do pre­ço dos com­bus­tí­veis, in­di­ca­do­res in­fla­cio­ná­rios, de­man­da de pas­sa­gei­ros, qui­lo­me­tra­gem, equi­pa­men­tos dos ve­í­cu­los e ou­tros. Tam­bém pe­lo do­cu­men­to, a de­li­be­ra­ção de­ve a­con­te­cer até o úl­ti­mo dia de abril.
Se­gun­do in­for­ma­ções da CMTC, o re­a­jus­te ain­da não foi de­fla­gra­do na com­pa­nhia e o es­tu­do ain­da não foi ini­ci­a­do por­que ou­tras de­man­das es­ta­ri­am sen­do dis­cu­ti­das com mai­or im­por­tân­cia no mo­men­to, co­mo pro­ble­mas re­la­ti­vos às re­for­mas dos ter­mi­nais e a fi­na­li­za­ção do pro­je­to pa­ra re­a­de­qua­ção do ve­í­cu­lo le­ve so­bre tri­lhos (VLT) no ei­xo les­te-oes­te.

SA­LÁ­RI­OS
Ou­tro fa­to que es­ta­ria adi­an­do os es­tu­dos se­ria a dis­cus­são do dis­sí­dio co­le­ti­vo dos tra­ba­lha­do­res do tran­spor­te pú­bli­co. Atu­al­men­te, o Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res em Tran­spor­tes Ro­do­vi­á­rios de Go­i­ás (Sin­dit­tran­spor­te) é a en­ti­da­de le­ga­li­za­da pa­ra dis­cu­tir com as em­pre­sas o re­a­jus­te dos tra­ba­lha­do­res. No en­tan­to, par­te da ca­te­go­ria cri­ou ou­tro sin­di­ca­to, o Sin­di­co­le­ti­vo (Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res do Tran­spor­te Co­le­ti­vo da Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na), que aguar­da o re­ce­bi­men­to da car­ta sin­di­cal, a ser en­vi­a­da pe­lo Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho e Em­pre­go (MTE), de­li­be­ran­do que a en­ti­da­de pos­sa par­ti­ci­par das ne­go­ci­a­ções com as em­pre­sas.

As­sim mes­mo, a dis­pu­ta in­ter­na não é a res­pon­sá­vel, ao me­nos ofi­ci­al­men­te, pe­la de­mo­ra em se dis­cu­tir o re­a­jus­te tra­ba­lhis­ta, que tem da­ta-ba­se mar­ca­da pa­ra 1º de mar­ço, mas foi es­ten­di­da até o dia 9 de abril nes­te ano pa­ra que as ne­go­ci­a­ções con­ti­nu­as­sem. De acor­do com o Sin­dit­tran­spor­te, a pro­pos­ta das em­pre­sas – re­jei­ta­da pe­los tra­ba­lha­do­res no dia 20 – é de au­men­to sa­la­ri­al e de­mais be­ne­fí­ci­os em 6,36%, que se­ria a in­fla­ção do pe­rí­o­do en­tre mar­ço de 2010 e fe­ve­rei­ro des­te ano.
A con­tra­pro­pos­ta emi­ti­da pe­la co­mis­são de ne­go­ci­a­ção se­ria de al­ta sa­la­ri­al no pa­ta­mar da in­fla­ção e mais 6% de ga­nho re­al, ticket de ali­men­ta­ção de R$ 260, gra­ti­fi­ca­ção de R$ 109 e ex­clu­são ou re­ti­fi­ca­ção do ar­ti­go do con­tra­to que tra­ta so­bre a re­cu­pe­ra­ção de da­nos no ve­í­cu­lo. Atu­al­men­te, os mo­to­ris­tas são obri­ga­dos a pa­gar os cus­tos de con­ser­to dos ôni­bus mes­mo sem o ca­so ter si­do tran­si­ta­do em jul­ga­do. A ca­te­go­ria tam­bém não acei­ta dis­cu­tir o fim do anuê­nio, que con­ce­de 3% de al­ta a par­tir de um ano de ca­sa e a ca­da ano, o que se­ria uma es­pé­cie de pla­no de car­rei­ra.

Ain­da de acor­do com as in­for­ma­ções do Sin­dit­tran­spor­te, a ques­tão do re­a­jus­te das pas­sa­gens de ôni­bus em ne­nhum mo­men­to é co­lo­ca­da em de­ba­te nas ple­ná­rias ou ne­go­ci­a­ção com as em­pre­sas. A ques­tão po­de­ria, até mes­mo, atra­pa­lhar o di­ssí­dio, se­gun­do a ca­te­go­ria. Ho­je, às 10 ho­ras, uma no­va ro­da­da de ne­go­ci­a­ção ocor­re na Se­cre­ta­ria Re­gi­o­nal do Tra­ba­lho e no do­min­go (3) ocor­re a as­sem­bleia do sin­di­ca­to, em que a pro­pos­ta se­rá vo­ta­da.

Fonte: Jornal o Hoje

1 comentários:

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Anônimo
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15 de abril de 2011 às 10:33 delete

não sei do que adianta aumentar a passagem se não vão aumentar a quantidade dos onibus. antes de aumentar a passagem teriam que colocar mais onibus pra atender a popu

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