Órgãos discutem criação de corredor na 24 de outubro

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A cri­a­ção de um cor­re­dor ex­clu­si­vo pa­ra ôni­bus na Ave­ni­da 24 de ou­tu­bro, em Cam­pi­nas, foi dis­cu­ti­da on­tem no Mi­nis­té­rio Pú­bli­co (MP) com a Com­pa­nhia Me­tro­po­li­ta­na de Tran­spor­tes Co­le­ti­vos de Go­i­â­nia (CMTC) e com a Agên­cia Mu­ni­ci­pal de Trân­si­to (AMT). O cor­re­dor pre­fe­ren­ci­al exis­ten­te no lo­cal tem fun­cio­na­do pre­ca­ria­men­te e cau­sa­do tran­stor­nos pa­ra mo­to­ris­tas, co­mer­cian­tes passageiros.

A re­u­ni­ão con­tou com o co­or­de­na­dor do Cen­tro de Apoio Ope­ra­ci­o­nal do Con­su­mi­dor do MP, Éri­co de Pi­na Ca­bral; do pro­mo­tor Mau­rí­cio Nar­di­ni e dos pre­si­den­tes da CMTC, Jo­sé Car­los Xa­vi­er, e da AMT, Mi­guel Ti­a­go.

O encontro tra­tou de ques­tões re­fe­ren­tes à mo­bi­li­da­de do tran­spor­te co­le­ti­vo na região metropolitana de Go­i­â­nia. No en­tan­to, o te­ma cen­tral do en­con­tro foi a ne­ces­si­da­de de se cons­tru­ir uma via ex­clu­si­va pa­ra os ôni­bus na Ave­ni­da 24 de ou­tu­bro, que po­de­ria ser im­plan­ta­da ain­da es­se ano. O pro­mo­tor Éri­co de Pi­na não adi­an­tou as pri­mei­ras mu­dan­ças no lo­cal, que se­rão re­a­li­za­das pe­la AMT e pe­la CMTC, mas ga­ran­tiu que elas cau­sa­rão im­pac­to po­si­ti­vo no trân­si­to.

No ano pas­sa­do, a ave­ni­da ga­nhou sen­ti­do du­plo pa­ra me­lho­rar a flui­dez de ve­í­cu­los, po­rém pro­ble­mas co­mo con­ges­ti­o­na­men­to, es­ta­cio­na­men­to e de­mo­ra no tra­je­to fei­to pe­los ôni­bus ain­da cau­sam trans­tor­nos no lo­cal. “Te­mos que fa­zer um es­tu­do de­ta­lha­do da via pa­ra ver a pos­si­bi­li­da­de de se cri­ar o cor­re­dor ex­clu­si­vo, por­que o cor­re­dor pre­fe­ren­ci­al exis­te, mas fun­cio­na de for­ma pre­cá­ria”, dis­se Mi­guel Ti­a­go. Nar­di­ni re­co­men­dou cau­te­la, já que as mu­dan­ças de­vem ocor­rer em lon­go pra­zo. “A bus­ca de so­lu­ções co­mo es­sa da 24 de ou­tu­bro não po­de ocor­rer em cur­to pra­zo, é pre­ci­so de um es­tu­do com­ple­to que pos­sa con­tem­po­ri­zar to­dos os pro­ble­mas”, ex­pli­cou o pro­mo­tor.

PONTOS DE ÔNIBUS

Jo­sé Car­los Xa­vi­er re­co­nhe­ceu o pro­ble­ma da fal­ta de abri­gos nos pon­tos de ôni­bus. Re­por­ta­gem de O HOJE ve­i­cu­la­da na se­ma­na pas­sa­da re­ve­la que ape­nas 3.487 das 5.682 pa­ra­das de ôni­bus são co­ber­tas. E par­te dos pon­tos que pos­su­em co­ber­tu­ra pre­ci­sa de re­for­ma e ma­nu­ten­ção pelo pés­si­mo es­ta­do de con­ser­va­ção. “O pro­ces­so li­ci­ta­tó­rio com a em­pre­sa que fa­bri­ca o ma­te­ri­al já es­tá em an­da­men­to”, ga­ran­tiu. O pro­mo­tor Éri­co de Pi­na lem­brou que mui­tos dos abri­gos exis­ten­tes ho­je, fei­tos de alu­mí­nio e plás­ti­co, não re­sis­ti­ram ao tem­po e à de­pre­da­ção de vân­da­los.

A co­ber­tu­ra de con­cre­to ar­ma­do, que ain­da po­de ser en­con­tra­do em al­guns pon­tos e que foi im­plan­ta­da no go­ver­no de Hen­ri­que San­til­lo, po­de­ria ser um no­vo mo­de­lo de re­es­tru­tu­ra­ção. No en­tan­to, Jo­sé Car­los lem­bra que as cal­ça­das de Go­i­â­nia não su­por­tam es­se ti­po de abri­go, por ocu­par gran­de par­te da área. “Até no tem­po de San­til­lo foi di­fí­cil co­lo­car es­sa co­ber­tu­ra em al­guns lu­ga­res. Se ti­rar­mos co­mo exem­plo a 24 de ou­tu­bro, fi­ca­ria im­pos­sí­vel.”

Fonte: O Hoje