Prorrogada concessão do eixo
O governador Marconi Perillo e o prefeito Paulo Garcia acertaram ontem a renovação da concessão do Eixo-Anhanguera por mais 20 anos. A decisão precisa ainda ser confirmada pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo, que se reúne no próximo dia 14. A Prefeitura de Goiânia é a detentora da concessão, que o Estado administra via Metrobus. Pelo acordo, o governo se compromete a renovar a frota, com a aquisição de 90 ônibus novos para o Eixo-Anhanguera, e a reformar cinco plataformas com os cerca de R$ 12 milhões da outorga.
O prefeito Paulo Garcia afirmou que gostou da proposta do governador. “O governador tem a total disposição de atendimento de todas as premissas necessárias para a renovação da concessão”, disse. “No que depender de nós, a concessão será renovada”, garantiu. Ainda na área de transporte, os dois confirmaram que o Estado vai implantar o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) no Eixo-Anhanguera e a Prefeitura implantará o BRT no eixo norte-sul.
Copa do mundo
Eles acertaram também outras providências, como a elaboração de ofício comum à CBF, no qual colocarão Goiânia à disposição da Confederação, em caso de desistência de uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014. “Ou para sediar alguma seleção, sendo anfitrião, ou a Copa das Confederações”, detalhou Marconi.
Na área de infraestrutura foi discutida a construção, em conjunto, de viadutos, da duplicação das saídas de Goiânia, e da revitalização do centro da capital. Entre as principais obras estão a conclusão da duplicação da GO-080, até o Campus da UFG, com a construção de um viaduto pelo Dnit, e da GO-070. Foi proposta também a construção de um viaduto na confluência da Avenida Perimetral com a GO-070.
O governo, segundo ficou acertado na reunião, vai também adquirir do prédio do Palácio das Campinas, na Praça Cívica, que se incorporará ao patrimônio do Estado. Dessa forma, o Estado terá condições de concluir o plano de retomada do projeto arquitetônico concebido na época da construção de Goiânia. O prefeito Paulo Garcia, que no dia anterior havia indicado disponibilidade da Prefeitura em assumir o Autódromo e o Serra Dourada, ouviu do governador a disposição de construir um novo autódromo, em área mais apropriada.
Fonte: Jornal o Hoje