Governo investe na PM

11:47 0 Comments A+ a-


Pou­co mais de um mês após a pri­são de 19 po­li­ci­ais mi­li­ta­res pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral na Ope­ra­ção Sex­to Man­da­men­to, o go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo (PSDB), o se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (SSP), Jo­ão Fur­ta­do de Men­don­ça Ne­to, e o co­man­dan­te-ge­ral da PM, co­ro­nel Rai­mun­do No­na­to de Araú­jo So­bri­nho, co­me­çam a re­a­li­zar al­te­ra­ções na po­lí­cia go­i­a­na. Além da re­no­va­ção de to­da a fro­ta da PM, Mar­co­ni afir­mou que vai pro­mo­ver a re­vi­são das pro­mo­ções – im­plan­ta­ção do prê­mio vin­cu­la­do a re­sul­ta­dos –, re­for­ma de de­le­ga­cias, re­for­ma e cons­tru­ção de pre­sí­di­os e Ins­ti­tu­tos Mé­di­co Le­gal (IMLs), aqui­si­ção de mil no­vos co­le­tes, vi­a­bi­li­za­ção de cur­sos su­pe­ri­o­res e de ges­tão pa­ra po­li­ci­ais efe­ti­vos e a cons­tru­ção do no­vo pre­sí­dio mi­li­tar.

O anún­cio foi fei­to na ma­nhã de on­tem, du­ran­te a so­le­ni­da­de de en­tre­ga de 500 no­vas vi­a­tu­ras à PM, na Pra­ça Cí­vi­ca, em Go­i­â­nia. Nos pró­xi­mos 90 di­as, to­da a fro­ta vai ser re­no­va­da com ve­í­cu­los ze­ro-qui­lô­me­tro, to­ta­li­zan­do 1,8 mil no­vas vi­a­tu­ras. “Nós va­mos dar to­do apoio à po­lí­cia e ado­tar me­di­das que vão fa­zer de Go­i­ás vi­tri­ne pa­ra to­do o Bra­sil. Eu me pre­o­cu­po com os pe­que­nos, mé­di­os e gran­des de­ta­lhes do go­ver­no, tan­to é que as no­vas vi­a­tu­ras têm mais po­tên­cia de mo­tor que as an­ti­gas. E, no ano que vem, va­mos me­lho­rar ain­da mais”, dis­se o go­ver­na­dor.

O se­cre­tá­rio Jo­ão Fur­ta­do afir­mou que a PM pas­sa por re­es­tru­tu­ra­ção to­tal, que in­clui a mu­dan­ça nas vi­a­tu­ras, a uni­fi­ca­ção do far­da­men­to e de pes­so­al, com a for­ma­tu­ra de no­vos ca­de­tes. Os 872 ca­de­tes apro­va­dos no con­cur­so pú­bli­co do ano pas­sa­do se for­ma­ram na noi­te de on­tem, na Aca­de­mia Mi­li­tar. A ex­pec­ta­ti­va é que eles de­em no­vo fô­le­go à cor­po­ra­ção, além de se tra­tar de “ca­be­ças no­vas”, o que é vis­to, na cor­po­ra­ção, co­mo uma van­ta­gem por se­rem po­li­ci­ais sem os ví­ci­os e mo­dos co­muns dos mi­li­ta­res ve­te­ra­nos. Os no­vos ca­de­tes tam­bém pas­sa­rão por um trei­na­men­to mais vol­ta­do aos di­rei­tos hu­ma­nos.

Batalhão
Con­for­me dis­se o co­man­dan­te da Ro­tas Tá­ti­cas Os­ten­si­vas Me­tro­po­li­ta­nas (Ro­tam), te­nen­te-co­ro­nel Lu­iz Al­ber­to Sar­di­nha Bi­tes, em re­por­ta­gem da edi­ção de on­tem de O HO­JE, al­guns dos no­vos ca­de­tes de­vem fa­zer par­te da cor­po­ra­ção do ba­ta­lhão. Atu­al­men­te, há um dé­fi­cit de 62 po­li­ci­ais na Ro­tam e os po­li­ci­ais de­vem re­a­li­zar o Cur­so de Pa­tru­lha­men­to Tá­ti­co (CPT) pa­ra en­trar na uni­da­de. A mes­ma ex­pec­ta­ti­va so­bre os no­vos ca­de­tes tem o al­to co­man­do da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca go­i­a­na. Pa­ra o ba­ta­lhão, Jo­ão Fur­ta­do anun­ciou que ha­ve­rá a in­ser­ção de ar­mas não-le­tais, além das já usa­das. Den­tro de 30 ou 60 di­as, a Ro­tam vol­ta­rá ao pa­tru­lha­men­to di­á­rio. “Queremos uma polícia mais humanizada. A PM precisa ser respeitada pela sociedade, e não intimidá-la.”

Mar­co­ni tam­bém anun­ciou a cri­a­ção de 3,5 mil va­gas no Sis­te­ma Pri­si­o­nal nos pró­xi­mos qua­tro anos. “Gran­de par­te dos re­cur­sos pa­ra a cri­a­ção das no­vas va­gas já es­tá vi­a­bi­li­za­da. Te­nho ca­ri­nho, res­pei­to e gra­ti­dão pe­la po­lí­cia. Ape­sar de to­das as di­fi­cul­da­des, nós es­ta­mos si­na­li­zan­do com uma agen­da po­si­ti­va.” Com re­la­ção à ado­ção do prê­mio vin­cu­la­do a re­sul­ta­dos na PM, o go­ver­na­dor ex­pli­cou que es­tá cri­an­do um pro­je­to pa­ra pre­mi­ar po­li­ci­ais que se des­ta­ca­rem no de­sem­pe­nho de su­as fun­ções. “Eu te­nho hon­ra da PM que pre­si­do e vou dar to­tal apoio aos po­li­ci­ais. Es­tou cri­an­do o pro­je­to Ban­di­do pre­so, Po­li­ci­al pre­mi­a­do pa­ra pre­mi­ar com re­mu­ne­ra­ção os po­li­ci­ais que se des­ta­ca­rem”, afir­mou.

Es­te pro­je­to ain­da es­ta­ria em es­tu­do, pois não se che­gou ao con­sen­so se ele de­ve ser con­ce­di­do an­tes ou de­pois de se ter ocor­ri­do o cri­me. Ou­tra pos­sí­vel no­vi­da­de se­ria um con­vê­nio que a ad­mi­nis­tra­ção es­ta­du­al pre­ten­de fir­mar com as uni­ver­si­da­des pú­bli­cas em Go­i­ás (UFG e UEG). Nes­ta par­ce­ria, os mi­li­ta­res que não cur­sa­ram uma fa­cul­da­de po­de­rão se be­ne­fi­ci­ar. Le­van­ta­men­tos da SSP re­ve­lam que 20% da tro­pa não tem ter­cei­ro grau. So­bre os no­vos IMLs, as uni­da­des de­vem ser cons­tru­í­das em Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, Val­pa­ra­íso, Ci­da­de Oci­den­tal e Águas Lin­das, além da res­tau­ra­ção dos ins­ti­tu­tos de Go­i­â­nia, Aná­po­lis e For­mo­sa.

Fonte: Jornal o Hoje