Governo investe na PM
O anúncio foi feito na manhã de ontem, durante a solenidade de entrega de 500 novas viaturas à PM, na Praça Cívica, em Goiânia. Nos próximos 90 dias, toda a frota vai ser renovada com veículos zero-quilômetro, totalizando 1,8 mil novas viaturas. “Nós vamos dar todo apoio à polícia e adotar medidas que vão fazer de Goiás vitrine para todo o Brasil. Eu me preocupo com os pequenos, médios e grandes detalhes do governo, tanto é que as novas viaturas têm mais potência de motor que as antigas. E, no ano que vem, vamos melhorar ainda mais”, disse o governador.
O secretário João Furtado afirmou que a PM passa por reestruturação total, que inclui a mudança nas viaturas, a unificação do fardamento e de pessoal, com a formatura de novos cadetes. Os 872 cadetes aprovados no concurso público do ano passado se formaram na noite de ontem, na Academia Militar. A expectativa é que eles deem novo fôlego à corporação, além de se tratar de “cabeças novas”, o que é visto, na corporação, como uma vantagem por serem policiais sem os vícios e modos comuns dos militares veteranos. Os novos cadetes também passarão por um treinamento mais voltado aos direitos humanos.
Batalhão
Conforme disse o comandante da Rotas Táticas Ostensivas Metropolitanas (Rotam), tenente-coronel Luiz Alberto Sardinha Bites, em reportagem da edição de ontem de O HOJE, alguns dos novos cadetes devem fazer parte da corporação do batalhão. Atualmente, há um déficit de 62 policiais na Rotam e os policiais devem realizar o Curso de Patrulhamento Tático (CPT) para entrar na unidade. A mesma expectativa sobre os novos cadetes tem o alto comando da Segurança Pública goiana. Para o batalhão, João Furtado anunciou que haverá a inserção de armas não-letais, além das já usadas. Dentro de 30 ou 60 dias, a Rotam voltará ao patrulhamento diário. “Queremos uma polícia mais humanizada. A PM precisa ser respeitada pela sociedade, e não intimidá-la.”
Marconi também anunciou a criação de 3,5 mil vagas no Sistema Prisional nos próximos quatro anos. “Grande parte dos recursos para a criação das novas vagas já está viabilizada. Tenho carinho, respeito e gratidão pela polícia. Apesar de todas as dificuldades, nós estamos sinalizando com uma agenda positiva.” Com relação à adoção do prêmio vinculado a resultados na PM, o governador explicou que está criando um projeto para premiar policiais que se destacarem no desempenho de suas funções. “Eu tenho honra da PM que presido e vou dar total apoio aos policiais. Estou criando o projeto Bandido preso, Policial premiado para premiar com remuneração os policiais que se destacarem”, afirmou.
Este projeto ainda estaria em estudo, pois não se chegou ao consenso se ele deve ser concedido antes ou depois de se ter ocorrido o crime. Outra possível novidade seria um convênio que a administração estadual pretende firmar com as universidades públicas em Goiás (UFG e UEG). Nesta parceria, os militares que não cursaram uma faculdade poderão se beneficiar. Levantamentos da SSP revelam que 20% da tropa não tem terceiro grau. Sobre os novos IMLs, as unidades devem ser construídas em Aparecida de Goiânia, Valparaíso, Cidade Ocidental e Águas Lindas, além da restauração dos institutos de Goiânia, Anápolis e Formosa.
Fonte: Jornal o Hoje