Asfalto com vida útil vencida

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As­fal­to com vi­da útil ven­ci­da e o pe­rí­o­do de chu­va pre­o­cu­pam mo­to­ris­tas com a mul­ti­pli­ca­ção de bu­ra­cos nas ro­do­vi­as e ru­as de Go­i­â­nia. Pa­ra dar con­ta, au­men­tam os gas­tos com as ope­ra­ções ta­pa-bu­ra­co. So­men­te es­te ano, a Agên­cia Mu­ni­ci­pal de Obras (Amob) con­su­miu mais de 7 mil to­ne­la­das de mas­sa as­fál­ti­ca pa­ra con­ser­tar as fis­su­ras, en­quan­to nas ro­do­vi­as cer­ca de 50 to­ne­la­das fo­ram uti­li­za­das.

Amob usa por dia pelo me­nos 288 to­ne­la­das de con­cre­to be­tu­mi­no­so, o que cor­res­pon­de a 16 ca­mi­nhões. No ano pas­sa­do, fo­ram uti­li­za­dos mais de R$ 5 mi­lhões pa­ra o ser­vi­ço, que aten­deu 270 mil me­tros qua­dra­dos das vi­as na ca­pi­tal. Na épo­ca das chu­vas, o ser­vi­ço é re­for­ça­do com mais de 100 tra­ba­lha­do­res e o do­bro de ma­te­ri­al – na se­ca são uti­li­za­das 144 to­ne­la­das, car­re­ga­das em 12 ca­mi­nhões – pa­ra dar con­ta da de­man­da.

“É um ser­vi­ço emer­gen­ci­al, fei­to pa­ra cor­ri­gir, e por is­so é fei­to prin­ci­pal­men­te em di­as de chu­va”, ex­pli­ca o di­re­tor de ope­ra­ções da Amob, Wag­ner An­tô­nio. De acor­do com in­for­ma­ções da agência, em Go­i­â­nia, a mes­ma fa­lha no as­fal­to che­ga a ser vi­si­ta­da mais de três ve­zes. So­bre is­so, o di­re­tor ex­pli­cou que es­sa re­cor­rên­cia ocor­re por causa da pres­sa em re­a­li­zar os ser­vi­ços. “Aca­ba não dan­do tem­po de com­pac­tar cor­re­ta­men­te.”

Pa­ra pren­sar o asfalto, a Pre­fei­tu­ra, em ca­sos emer­gen­ci­ais, pas­sa com o pneu do ca­mi­nhão no lo­cal. “Ago­ra a Amob já es­tá uti­li­zan­do ro­los com­pac­ta­do­res e pla­cas vi­bra­tó­ri­as”, con­ta Wag­ner so­bre as no­vas aqui­si­ções – fei­tas em no­vem­bro de 2010 –, que de­vem di­mi­nu­ir es­se pro­ble­ma, pa­ra o ser­vi­ço re­a­li­za­do na ca­pi­tal. Se­gun­do a dou­to­ra em Ge­o­tec­nia e pro­fes­so­ra na Es­co­la de En­ge­nha­ria Ci­vil da UFG, Lí­li­an Ri­bei­ro de Re­zen­de, pa­ra o ta­pa-bu­ra­co a exe­cu­ção do ser­vi­ço é um dos fa­to­res mais im­por­tan­tes pa­ra a du­ra­bi­li­da­de.

Ta­pa-bu­ra­co
De acor­do com Lí­li­an, de­pois da es­co­lha do ma­te­ri­al, que, en­tre ou­tros fa­to­res, de­pen­de do trá­fi­co – no ca­so de Go­i­â­nia é uti­li­za­do o Con­cre­to Be­tu­mi­no­so Usi­na­do a Quen­te (CBUQ) –, ele de­ve pas­sar por um es­tu­do e uma do­sa­gem cor­re­ta. “De­pois do bu­ra­co aber­to, se ain­da não cho­veu, de­ve re­fa­zer aque­la área pa­ra o re­men­do, abrir uma ja­ne­la e re­ti­rar o so­lo”, ex­pli­ca co­mo se­ria o ide­al pa­ra o ser­vi­ço. “O que adi­an­ta ta­par a par­te de bai­xo, se ela es­tá mo­lha­da e não pres­ta?”
Se­gun­do a pro­fes­so­ra, o fa­to de mui­tas ve­zes re­a­pa­re­ce­rem os bu­ra­cos no mes­mo lo­cal tam­bém tem co­mo ra­zão o de­pó­si­to do ma­te­ri­al an­tes de lim­par. “De­ve re­ti­rar o ma­te­ri­al sol­to, por­que pre­ju­di­ca e a mas­sa não fi­ca co­la­da cor­re­ta­men­te. Se fi­zer to­do es­se pro­ces­so, os bu­ra­cos não apa­re­ce­ri­am no mes­mo lu­gar.”

Ela apon­ta ain­da en­tre os fa­to­res que in­ter­fe­rem pa­ra o sur­gi­men­to des­ses pro­ble­mas a va­ri­a­ção de tem­pe­ra­tu­ra, o trá­fe­go na via, as chu­vas e a vi­da útil do as­fal­to, que é de 20 anos. De acor­do com o di­re­tor de ope­ra­ções da Amob, a vi­da útil do as­fal­to em vi­as de se­to­res cen­tra­is de Go­i­â­nia es­tá ven­ci­da e al­guns che­gam a ter mais de 40 anos. “Res­se­ca, fi­ca po­ro­so e por is­so vai sol­tan­do com mais fa­ci­li­da­de.” En­tre os se­to­res mais com­pro­me­ti­dos es­tão Ci­da­de Jar­dim, Cen­tro e Se­tor Oes­te. “Não exis­te uma cul­tu­ra da ma­nu­ten­ção pre­ven­ti­va. Is­so de­ve­ria ser fei­to no lu­gar das ações cor­re­ti­vas”, opi­na Lí­li­an. Co­mo é fei­to nos Es­ta­dos Uni­dos, ela acre­di­ta que no Bra­sil tam­bém se­ria mais vi­á­vel tra­tar os pri­mei­ros pro­ble­mas nas vi­as, que apa­re­cem com as trin­cas, an­tes de dei­xar sur­gir os bu­ra­cos. “Mas os re­cur­sos pa­ra es­se ser­vi­ço ain­da são bai­xos.”
Pa­ra re­no­var o as­fal­to em vá­rios bair­ros, a Pre­fei­tu­ra irá re­ca­pe­ar 100 qui­lô­me­tros de vi­as. O ser­vi­ço es­tá pre­vis­to pa­ra co­me­çar em abril, de­pois que pas­sar o pe­rí­o­do chu­vo­so. “Em al­guns lo­ca­is se­rá re­ti­ra­do e fei­to ou­tro, em ou­tros fa­re­mos uma ca­pa por ci­ma do que já exis­te”, ex­pli­ca Wag­ner An­tô­nio.

Pre­ju­í­zos
“Pas­so sem­pre em mui­tos bu­ra­cos em Go­i­â­nia, a sus­pen­são do car­ro vai em­bo­ra”, re­cla­ma o co­mer­cian­te Anil­ton Pe­rei­ra Fei­to­sa, de 30 anos. Se­gun­do ele, a ma­nu­ten­ção do car­ro é fei­ta em mé­dia a ca­da qua­tro mes­es e os gas­tos são mai­o­res por causa dos bu­ra­cos. “O mai­or pre­ju­í­zo que ti­ve, nos úl­ti­mos di­as, foi quan­do caí em um bu­ra­co na Pra­ça do Ja­ca­ré – Se­tor Cri­meia Oes­te – até a ba­lan­ça en­tor­tou”, con­ta.

Na opi­ni­ão do co­mer­cian­te, os tra­ba­lhos de ta­pa-bu­ra­co, no se­tor em que tra­ba­lha, não têm re­sol­vi­do to­do o pro­ble­ma. “O as­fal­to fi­ca to­do on­du­la­do e is­so com­pro­me­te mui­to”, con­ta. Pa­ra ar­ru­mar os es­tra­gos – cau­sa­dos prin­ci­pal­men­te pe­la má qua­li­da­de das vi­as, co­mo ele ava­liou – já che­gou a de­sem­bol­sar 500 reais pa­ra um úni­co con­ser­to.

No cen­tro au­to­mo­ti­vo que Anil­ton faz a ma­nu­ten­ção do car­ro, o pro­pri­e­tá­rio, Ro­dri­go Abra­ão, é en­fá­ti­co: “To­do dia re­ce­bo cli­en­tes que re­cla­mam dos bu­ra­cos”. Ele ain­da in­for­mou à re­por­ta­gem que os cus­tos pa­ra os mo­to­ris­tas va­ri­am de 60 reais a 500 reais, de­pen­den­do de que pe­ça so­fra o da­no. “Ape­sar dis­so, ape­nas 40% da ma­nu­ten­ção fei­ta aqui é por cau­sa des­se ti­po de pro­ble­ma.”

Ro­do­vi­as
Nas GOs, o ex­ces­so de chu­va tam­bém tem in­flu­en­cia­do o apa­re­ci­men­to de bu­ra­cos. Dos 10 mil qui­lô­me­tros de ro­do­vi­as, 50% têm mais de 20 anos de uso, co­mo in­for­mou a Agên­cia Go­i­a­na de Tran­spor­tes e Obras (Age­top). De acor­do com o ór­gão, es­sas vi­as fo­ram pro­je­ta­das pa­ra ve­í­cu­los de no má­xi­mo 40 to­ne­la­das e o flu­xo era me­nor. Ago­ra, com de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co, as car­gas qua­se tri­pli­ca­ram, o que de­te­rio­ra mais e faz com que au­men­te a ne­ces­si­da­de das ope­ra­ções ta­pa-bu­ra­co, co­mo in­for­mou a Age­top.

Nas BRs, a Po­lí­cia Ro­do­vi­á­ria Fe­de­ral aler­ta pa­ra que os mo­to­ris­tas te­nham mais aten­ção nos lo­ca­is pre­ju­di­ca­dos pe­los bu­ra­cos. Na ter­ça-fei­ra (22), o aler­ta foi pa­ra quem tra­fe­gar no tre­cho da BR 153, en­tre Mo­ri­nhos e Itum­bi­a­ra, nos qui­lô­me­tros 595, 600, 610, e 660 – in­for­ma­dos atra­vés do twit­ter da PRF. (Ka­the­ri­ne Ale­xan­dria, es­ta­gi­á­ria da UFG)

Fonte: Jornal o Hoje

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Keyla Vilela
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29 de março de 2011 às 10:48 delete

Pois é... mais um sinal de "roubalheira".
Hoje em dia, os nossos queridos politicos só querem saber de passar a mão no bolso de nós, contibuintes. Esquecem de que há projetos de asfaltos com milhões e milhões de reais, mas o que eles fazem pra nós, é somente piche com brita. Asfalto este, que qualquer um pé de toddy pode fazer.

Se analisarmos estes projetos, veríamos que o "asfalto" seria de melhor qualidade, mas não é o que acontece. Roubam tanto, que o que sobra, é somente para a mistura que é jogada no chão e socada com aquele rolo.

Bom, não sei como vocês o chamam, mas eu o nomeio como asfalto manteiga ou asfalto açúcar... Já que qualquer aguinha já é suficiente para abrir uma cratera imensa.

Porém, como eu disse antes, nós não temos opções e nem inteligência suficiente para reinvidicarmos os nossos, até então, direitos.

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