Marconi avalia plano de desenvolvimento
A prioridade para os próximos anos, segundo Marcelo Dourado, são investimentos em logística e infraestrutura. Ele informou ao governador que a licitação para implantação de transporte de passageiros, por meio de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na já existente linha férrea que hoje liga Luziânia a Brasília, deve ocorrer até novembro deste ano, com entrada em operação em novembro de 2013. Atualmente, a ferrovia só é utilizada para transporte de cargas.
Outra obra prioritária, mas a médio e a longo prazos, é a implantação de um trem de média velocidade ligando Brasília-Anápolis-Goiânia. De acordo com Marcelo Dourado, o estudo de viabilidade técnica e de impacto ambiental deve ocorrer ainda este ano, mas a previsão é que obra seja concluída daqui a sete anos. O governador reafirmou na reunião que ele e o governador de Brasília, Agnelo Queiroz, acordaram destinar integralmente os recursos do Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste para a construção da ferrovia. “Não é trem bala, é trem de média velocidade”, assinalou Dourado.
O governador também pediu apoio do presidente da Sudeco na defesa de um PAC específico para o Entorno de Brasília e investimentos em obras de saneamento básico, principalmente nas cidades com maiores problemas no tratamento de resíduos sólidos – Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama, todas da Região Integrada do Desenvolvimento do Entorno.
Acompanharam o governador na audiência com o superintendente da Sudeco os presidentes da Agetop, Jayme Rincón, e da Saneago, Nilson Freire, o deputado federal Sandes Júnior (PP), os prefeitos Pedro Ivo (Formosa), Lêda Borges (Valparaíso) e João Doca (Novo Gama).
Fonte: Jornal o Hoje