Após reforma, Terminal Garavelo volta a funcionar nesta segunda-feira
“O terminal é novo, lindo e bonitinho, mas os ônibus continuam a mesma coisa. A linha da T-9, por exemplo, continua saindo só de 15 em 15 minutos”, reclama a assistente de caixa Elisângela Santana.
Segundo o consórcio da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), 60 mil pessoas são atendidas diariamente no terminal por 22 linhas.
Melhorias
No projeto do terminal foram gastos R$ 11 milhões. A nova estação conta com sistema de segurança eletrônico com câmeras de vídeo e sistema de som. Placas informativas também indicam os horários e o percurso das linhas.
O terminal passa a ter três bilheterias e quatro banheiros. Um espaço é destinado à área de convivência, onde deverão funcionar estabelecimentos como lanchonetes e farmácias.
Outra proposta da reforma era de aumentar o espaço de embarque e desembarque. O antigo terminal operava com apenas uma plataforma de 60 metros. Já a nova estrutura conta com uma área de 8 mil metros quadrados e, apesar de ter ficado maior, o tamanho da fila e questões como o conforto e a segurança dos usuários ainda precisam ser trabalhadas.
“Ficou muito bom, magnífico, mas precisa colocar mais ônibus porque eu chego cedo aqui para ir trabalhar e tenho que esperar dois ou três coletivos para conseguir embarcar, pois não cabe ninguém dentro deles”, reclama o entregador Antônio Pacheco.
A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) informou que está avaliando a primeira semana de funcionamento do Terminal Garavelo e que vai fazer mudanças caso haja necessidade. O órgão disse que, nesta segunda, trabalhou com 12 agentes para ajudar no embarque, além de 14 orientadores fornecidos pelo consórcio de empresas.
Fonte: G1 Goiás