Etanolduto deve operar em Goiás até 2015
Um dos objetivos da reunião foi buscar adesão das indústrias ao etanolduto, já que a viabilidade econômica do projeto dependerá do volume de combustível a ser transportado por ele. A obra atravessará 45 municípios, ligando as principais regiões produtoras nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul ao principal ponto de armazenamento e distribuição, em Paulínia (SP).
O presidente do Sindicato das Indústrias de Fabricação de Etanol em Goiás (Sifaeg), André Rocha, ressaltou a importância do projeto para a redução dos custos logísticos de transporte do produto até a Região Sudeste. Segundo ele, o projeto elevará muito a competitividade das empresas goianas, principalmente no acesso às exportações. Ele lembrou que o custo do frete onera em 15% o preço do produto, fazendo o Estado perder competitividade em relação a São Paulo e até ao Triângulo Mineiro. Além disso, a carga tributária em Goiás é maior que nesses outros Estados.
O presidente da Logum Logística, Alberto Guimarães, disse que para o trecho goiano virar realidade, é preciso que as usinas instaladas aqui no Estado façam adesão ao sistema, assinando contratos de longa duração com a Logum, para que sejam garantidos volumes de escoamento de etanol que tornem o trecho economicamente viável.
Ganhos
Segundo André Rocha, todos os Estados ganharão com a retirada de milhares de caminhões das estradas, em matéria de segurança e meio ambiente, por exemplo. O projeto está em andamento entre Paulínia e Ribeirão Preto (SP) e já foi aprovado até Uberaba (MG). Daí, a importância do papel do Estado como indutor de investimentos, já que o projeto precisa de apoio para ser viabilizado.
Por isso, o presidente da Logum disse que a desburocratização nos processos de licenciamento será de suma importância para que a obra seja concluída dentro do prazo previsto, já que um projeto desse porte exige um número considerável de licenças. No caso de Goiás, o ramal de Uberaba até Itumbiara deve ficar pronto em dezembro de 2014. O trecho entre Ibumbiara e Jataí tem conclusão prevista para o final de 2015. De Jataí até Paulínia, o duto de longa distância terá cerca de 1.300 quilômetros.
O governador Marconi Perillo prometeu todo apoio para que o etanolduto seja concretizado em Goiás, diante da importância estratégica do modal para impulsionar a produção goiana. “Vamos unir forças para ver essa obra inaugurada antes mesmo do prazo anunciado pela Logum.”
Fonte: Lúcia Monteiro, O Popular