Norte-Sul - Obras do trecho goiano entram na reta final

23:24 0 Comments A+ a-


Apesar disso o ritmo ainda é lento, de acordo com o último balanço divulgado pelo governo federal
As obras do trecho goiano da Ferrovia Norte-Sul entram na reta final, mas mantêm ritmo lento, segundo informações do balanço de um ano do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), divulgado ontem pelo governo federal. Embora a previsão de conclusão seja mantida para 20 de julho deste ano, o relatório mostra que não foram cumpridas as metas estabelecidas para o ano de 2011.

De acordo com o balanço, o trecho Palmas (TO)-Uruaçu (GO) tem 90,8% de execução e Uruaçu-Anápolis, 98,3%. O cronograma previa, no entanto, que a execução alcançasse 93% e 99%, respectivamente, até 31 de dezembro de 2011.

Apesar de não atingir as metas, o governo federal considera o andamento adequado. O novo cronograma estabelece que seja atingido 97% e 99% até 30 de abril.

No balanço anterior, divulgado em novembro do ano passado, apontava conclusão de 85% do trecho Palmas -Uruaçu e de 97% da ferrovia entre Uruaçu e Anápolis. O previsão de entregar em julho é a sétima promessa oficial de data para a inauguração.

O relatório informa que o lote 3, de 71 quilômetros entre Anápolis e Uruaçu, foi concluído em 23 de dezembro. O lote 2 (52 quilômetros), no entanto, que tinha a mesma previsão, não foi finalizado.

O trecho Anápolis-Estrela D´Oeste (SP), que começou no início de 2011, teve 15,1% de execução e tem previsão de conclusão para 30 de junho de 2014, a mesma do balanço anterior. O balanço informa que a Valec – estatal responsável pelas obras – iniciou, por recomendação do Tribunal de Contas da União, repactuação de preços de dormentes e materiais de superestrutura.

A Norte-Sul terá 855 quilômetros em Goiás. Os investimentos alcançaram R$ 3,116 bilhões entre 2007 e 2010. Os valores previstos para o PAC 2 estão em revisão.

Fonte: Fabiana Pulcineli, O Popular