Aeroporto - Estacionamento, só em abril

22:46 0 Comments A+ a-



Infraero anuncia adiamento na entrega de novas vagas. Motivo, agora, é quantidade de chuva que caiu na cidade em fevereiro.

Depois dos seguidos atrasos para entrega do Puxadinho e da paralisação das obras do terminal de passageiros, agora é a vez da reforma e ampliação do estacionamento do Aeroporto Santa Genoveva ter a data de término novamente adiada. A previsão era que o espaço seria reaberto totalmente ao público neste sábado. Mas a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) prorrogou o prazo para a primeira quinzena de abril.

Os trabalhos no local já começaram depois do previsto. Inicialmente, a intenção da Infraero era entregar o estacionamento junto com a inauguração do Módulo Operacional Provisório (MOP), apelidado de Puxadinho. O espaço foi aberto ao público no aniversário de Goiânia do ano passado. No entanto, o início das obras para aumento das vagas ocorreu apenas no dia 10 de novembro. O anúncio da intervenção foi feito durante visita do presidente da autarquia ao governador Marconi Perillo, em abril de 2011. O prazo para a execução das obras era de 120 dias.

O novo estacionamento do Aeroporto Santa Genoveva dobrará o número de vagas atuais, passando a ter capacidade para 600 veículos. De acordo com a Infraero em Goiânia, a entrega do novo estacionamento foi adiada por causa da grande quantidade chuvas no mês de fevereiro, que teriam atrasado as obras. O valor estimado da reforma é R$ 1,3 milhão.

As calçadas e passagens para pedestres do estacionamento já estão prontas, mas o piso, com revestimento asfáltico, teve partes retiradas depois de feito. Segundo a Infraero, 90% do pavimento, 90% do paisagismo e 100% das calçadas, instalações elétricas e postes de iluminação já foram concluídos. Falta agora a instalação de coberturas e sombreadores (nem todas as vagas receberão cobertura), cercas e alambrados, além de sinalização.

Para a conclusão dos trabalhos, a Infraero informou que será necessária a interdição total do estacionamento, que tem cerca de 50 vagas liberadas atualmente. A interdição completa deve ocorrer entre os dias 22 deste mês e 2 de abril. A estatal destaca que o estacionamento 2, localizado na Avenida Santos Dummont, ao lado do hangar do Estado, continuará funcionando normalmente.

Ontem à tarde, vários veículos estavam estacionados nas ilhas localizadas na Avenida Santos Dummont, em frente ao aeroporto, locais onde é proibido estacionar. Às 16 horas não havia mais espaço disponível em volta da ilha que fica bem em frente ao Santa Genoveva e três flanelinhas cobravam dos motoristas pelo estacionamento neste local.

A bancária Janaína Alves, de 29 anos, aguardava ontem no aeroporto para viajar. Ela foi para o aeroporto de carona com a família, que fez questão de descer do carro para a ajudá-la. O carro precisou ser estacionado na ilha, pois a parte do estacionamento liberada estava lotada.

“A Infraero sabe que a questão do estacionamento é urgente e ainda adia a inauguração. É proibido parar na ilha, mas não tem outro jeito.”

Fonte: Camila Blumenschein, O Popular