Ferrovia Norte Sul deve ficar pronta até 2014, diz Dilma

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Durante visita ao canteiro de obras da Ferrovia Norte Sul nos municípios goianos de Anápolis e Goianira, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a via deve ficar pronta até 2014. Dilma chegou na Base Aérea de Anápolis acompanhada pelos ministros dos Transportes, Paulo Passos, e do Planejamento, Miriam Belchior às 10h. No local, era aguardada pelos governadores de Goiás, Marconi Perillo, e do Tocantins, Siqueira Campos, ambos do PSDB, juntamente com o prefeito do município, Antônio Gomide (PT).

Da base aérea, a presidente seguiu para vistoriar as obras da Ferrovia Norte Sul, na BR-153, próximo ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). Dilma caminhou sobre os trilhos da ferrovia e foi até a obra do túnel, sob a rodovia. De acordo com o Ministério dos Transportes, 95% das obras do trecho estão concluídos, com investimentos de R$ 2,92 bilhões. Acompanhavam a apresidente, além dos ministros, governadores e prefeito, o Subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto.

Ao encerrar a visita a Anápolis, Dilma seguiu, de helicóptero, para o município de Goianira, onde conferiu o canteiro de obras do trecho sul da ferrovia. Com 680 quilômetros de extensão, 23% das obras do trecho que liga Ouro Verde (GO) a Estrela do Oeste (SP) estão concluídos e a previsão de investimentos é R$ 2,7 bilhões até 2014.

O governador Marconi Perillo ressaltou a visita da presidente e a importância das obras, juntamente com as ferrovias Leste-Oeste e de Integração do Centro-Oeste (Fico). "Esses modais irão mudar a logística e garantem Goiás e Tocantins nas produções primária e secundária", completa Marconi.

Siqueira Campos afirmou ao AR que veio a Anápolis porque a Norte-Sul integra Tocantins no setor produtivo nacional e internacional. "Com as três ferrovias teremos mais competitividade para escoar a produção pelo Canal de Panamá", ressaltou.

PAC
A ferrovia é uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, quando concluída, terá cerca de 3 mil quilômetros de extensão que farão a integração de regiões do país, reduzindo o custo do transporte de cargas e favorecendo o crescimento de projetos agropecuários e agroindustriais nesse eixo. O projeto da ferrovia é executado pela Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes.

Fonte: A Redação com informações da Agência Brasil,