Marconi Perillo ressalta fase de grande desenvolvimento para Goiás

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De acordo com o governador Marconi Perillo, Goiás vai passar a viver uma nova e muito melhor fase do seu desenvolvimento, com a ampliação de mais esse modal viário, que inclui a Ferrovia Norte-Sul, ligando o Estado aos portos da região Norte do Brasil, e com o Ramal 2 da mesma ferrovia, que passará pela região Sudoeste de Goiás e chegará aos portos da região Sudeste do País.

O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul previa a construção de 1550 quilômetros de trilhos, cortando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Com a Medida Provisória editada em 09 de maio de 2008, da Presidência da República, que incorporou o trecho Açailândia (MA) – Belém (PA) e Anápolis (GO) – Estrela D’Oeste (SP) ao traçado inicialmente projetado, a Ferrovia Norte-Sul terá, quando concluída, 3.100 quilômetros de extensão.



As obras de conclusão da Ferrovia Norte-Sul estão contempladas no PAC 2, mas de acordo com o balanço de um ano do programa (2011), a obra mantém um ritmo que não atingiu a meta. Até 31 de dezembro de 2011, o trecho Palmas (TO)–Uruaçu (GO) tinha 90% executados, mas o cronograma previa a execução, nesse período, de 93%. O trecho Uruaçu-Anápolis tinha 98,3 prontos, mas o cronograma previa que 99% das obras já deviam estar concluídas.

O novo cronograma prevê que, até 30 de abril de 2012, estejam concluídos 97% de Palmas a Uruaçu, e 99% de Uruaçu a Anápolis. A previsão de inauguração é para o dia 20 de julho de 2012.

A Ferrovia Norte-Sul foi projetada para promover a integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e interligando as regiões Norte e Nordeste às Sul e Sudeste, através das suas conexões com 5 mil quilômetros de ferrovias privadas.

A integração ferroviária das regiões brasileiras será o grande agente uniformizador do crescimento auto-sustentável do país, na medida em que possibilitará a ocupação econômica e social do cerrado brasileiro – com uma área de aproximadamente 1,8 milhão de km 2 , correspondendo a 21,84% da área territorial do país, onde vivem 15,51% da população brasileira – ao oferecer uma logística adequada à concretização do potencial de desenvolvimento dessa região, fortalecendo a infraestrutura de transporte necessária ao escoamento da sua produção agropecuária e agroindustrial.

Para Marconi, inúmeros são os benefícios sociais que surgem com a Ferrovia Norte-Sul. “A articulação de diferentes ramos de negócios, proporcionada por sua implantação, vai contribuir para o aumento da renda interna e para o aproveitamento e melhor distribuição da riqueza nacional, a geração de divisas e abertura de novas frentes de trabalho, permitindo a diminuição de desequilíbrios econômicos entre regiões e pessoas, resultando na melhoria significativa da qualidade de vida da população da região”, afirmou.

Fonte: Diário da manhã