Verba para a nova Vila Cultural está garantida (Teatro Goiânia)

10:23 0 Comments A+ a-

Os entraves para a construção da Vila Cultural foram discutidos hoje pelos presidentes da Goiás Turismo, Barbosa Neto, e do Tribunal de Justiça, Paulo Teles, com integrantes do trade turístico goiano. De acordo com Barbosa Neto, toda a verba necessária para a demolição e construção da Vila está disponibilizada. “Temos mais de 30 milhões de reais para o projeto. Não podemos perder este investimento por conta de batalhas judiciais”, afirmou. O Governo de Goiás depositou R$ 2,7 milhões referentes às desapropriações dos edifícios que vão compor a obra, em torno do Teatro Goiânia, entre os meses de abril e maio de 2008.

Barbosa explica que na última quinta-feira foram expedidos cinco alvarás de demolição. Ele avalia como "absurdo" não poder começar as obras, pois este é um projeto que vai tirar o Centro de Goiânia de um círculo vicioso para um círculo virtuoso. Paulo Teles também é a favor do rápido andamento do projeto. Segundo ele, este é um investimento que vai trazer emprego e renda ao Estado.

A Vila Cultural de Goiânia é um conjunto de ações para revitalizar o Centro da capital e reverter o atual quadro de degradação. O projeto quer oferecer um conjunto de atrações culturais e turísticas que despertem a vida na região central, com a recuperação da infra-estrutura urbana e fachadas, com foco no Teatro Goiânia. Na área em volta ao Teatro será construído um centro cultural subterrâneo de quatro mil metros quadrados onde serão ministradas aulas de canto, dança, teatro e artesanato para a população de baixa renda


Legenda:
Setas Vermelha: local onde será construído a Vila Cultural
Seta Roxa: Teatro Goiânia
Seta Branca: Avenida Anhaguera
Seta Azul: Avenida Tocantins

Paulo Teles vai acompanhar processos relacionados à Vila Cultural

O presidente do Tribunal de Justiça (TJGO), desembargador Paulo Teles, disse ontem que o Judiciário local vai analisar os processos referentes às intervenções dos prédios que compõem o projeto da Vila Cultural, a ser construída no Centro de Goiânia.

“A presidência vai fazer um acompanhamento individual dessas ações porque o judiciário não pode ficar à margem do progresso. Estamos diante de um grande investimento que vai trazer emprego, renda e desenvolvimento para o Estado”, afirmou. Paulo Teles se reuniu com o presidente da Goiás Turismo, Barbosa Neto, e lideranças políticas e de classe, que solicitaram maior celeridade nos processos que tramitam na Justiça.

Na ocasião, Barbosa Neto, assegurou que o governo de Goiás tem verba suficiente para construir a Vila Cultural. “Hoje temos cerca de R$ 33 milhões para executar o projeto. Mas os trabalhos não foram iniciados porque precisamos esperar a determinação judicial”, disse. Barbosa contou com o apoio do presidente da Associação Comercial do Estados (Acieg), Pedro Bittar; do secretário municipal de turismo, Euler Morais; do procurador-geral do Estado, Anderson Máximo de Holanda; e de outras 30 pessoas que participaram da reunião com o presidente do TJGO.

A Vila Cultural é um projeto que visa revitalizar o Centro de Goiânia, com o intuito de oferecer à comunidade diversas atrações culturais e turísticas. Entre as propostas estão a recuperação da infraestrutura urbana e fachadas dos edifícios da Praça Cívica e avenida Goiás, além de adaptação e uso dos edifícios da Estação Ferroviária e do Teatro Goiânia, que são tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 2003.

Projeto: