Goiânia Deverá Receber 10 mil casas

12:41 0 Comments A+ a-


COM ‘MINHA CASA MINHA VIDA’ GOIÂNIA DEVERÁ RECEBER 10 MIL CASAS

Além das mais de 5 mil casas, que já estão sendo construídas por meio do Programa Federal Minha Casa Minha Vida, das quais 2.300 serão entregues no próximo dia 11 pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva e o prefeito Iris Rezende, outras 5 mil devem ser construídas com a parceria entre os governos municipal e federal. O anuncio foi feito pelo secretário municipal de Habitação, Mauro Miranda, que ao lado do prefeito Iris, recebeu hoje pela manhã, no Paço Municipal, no Paço Municipal 74 famílias beneficiadas pelo programa de Habitação da Prefeitura de Goiânia, Casa da Gente.


Durante o encontro, essas 74 famílias, que serão levadas para o Residencial São Geraldo, mais um conjunto habitacional a ser entregue pela Prefeitura, receberam informações de como farão para receber suas moradias. As casas, destinadas a famílias que possuem pelo menos um integrante com necessidades especiais, serão entregues dentro de pouco mais de uma semana. Entre os procedimentos necessários está a assinatura dos contratos de doação e escrituras.


Além do residencial São Geraldo, outros dois conjuntos habitacionais, edificados com recursos exclusivos da Prefeitura e por meio do programa Casa da Gente, já foram entregues pela Prefeitura: o Residencial Senador Albino Boa Ventura, com mais de 200 casas, e o Conjunto Vila Itamaracá, com 113 moradias.


Habitação

Na oportunidade, o prefeito Iris Rezende relembrou sua longa militância política na área da habitação. “Durante toda minha vida pública, uma questão que sempre me tocou foi a da habitação. Quando fui prefeito de Goiânia pela primeira vez retiramos dezenas de famílias que viviam onde hoje é a Praça Universitária. Era uma invasão e conversando com aquelas famílias percebi que quem vive em uma favela não tem dignidade, privacidade ou saúde. É uma situação muito promíscua, onde quem é criado nesse ambiente, cresce sem oportunidades”, lembrou Iris.


O projeto Banco de Lotes foi o responsável pela concretização dos dois conjuntos residenciais já entregues pela Prefeitura (Senador Albino, e Vila Itamaracá) e construídos com recursos exclusivos da Prefeitura, bem como as 2.300 casas do Residencial Mundo Novo e Jardins do Cerrado, que serão inauguradas pelo presidente Lula, em 11 de agosto. “Houve muitas reações e enfrentei muitas incompreensões, mas hoje felizmente faz parte do plano diretor da cidade, a exigência aos proprietários de empreendimentos imobiliários, que queiram colocar loteamentos na área de expansão, a doação de 15% da área para projetos de habitação de interesse social”, destacou.


Acessibilidade

“O Conjunto São Geraldo é um projeto inovador e com certeza servirá de exemplo para todo Brasil”, afirmou a presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), Maria de Fátima Rodrigues de Carvalho. Ela explica que todo o projeto do conjunto habitacional atende a normas que garante total acessibilidade e conforto a pessoas portadoras de necessidades especiais. “Todas as causadas possuem rampas, as janelas das casas são mais baixas, os banheiros possuem barras de apoio, enfim, tudo foi feito para garantir a acessibilidade dos portadores de deficiência física”, explicou.


Além do prefeito Iris, da presidente da Adfego, e do secretário Mauro Miranda, o encontro contou com as presenças do vice-prefeito Paulo Garcia, do vereador Iram Saraiva e várias outras autoridades políticas, entre secretários municipais e representantes da Polícia Militar.