Gramado com programação especial

12:42 0 Comments A+ a-

Administração do Serra Dourada fará recuperação para piso suportar maratona de 11 jogos em 30 dias. Preliminares serão extintas e gramado trocado após 35 anos


A administração do Serra Dourada faz programação especial de recuperação do judiado gramado do estádio, para o piso suportar a maratona de 11 jogos que serão realizados no local neste mês por Goiás, Vila Nova e Atlético, que disputam a Série A e B do Campeonato Brasileiro. O administrador do Serra Dourada, Eduardo Carneiro, diz “que adubação foliar, que é líquida e com nutrientes e muita água diariamente fazem parte do planejamento de urgência para a grama aguentar o grande número de partidas neste período de seca”. As preliminares, cuja suspensão já estava programada, conforme diz o dirigente, não serão mais realizadas até o fim do ano. “Estamos com trabalho intenso e diário com sete pessoas para adubação, irrigação, poda e drenagem, além da marcação e outros”, ressalta Carneiro.

Depois de 35 anos de resistência, o gramado será trocado a partir de dezembro, imediatamente após o encerramento do Brasileiro. Em agosto, haverá troca dos bancos de reservas, que terão poltronas de couro, e descompactação do gramado, feita com máquinas, para tornar o piso mais fofo. Eduardo explica que as críticas que foram feitas são pertinentes, mas faz ressalvas. O técnico Hélio dos Anjos, do Goiás, chegou a dizer que o gramado do Serra Dourada “está entre os três piores”.

Para o administrador do Serra, não há como comparar com outros locais que recebem poucos jogos. “Depois de 35 anos de uso (desde 1975), você não pode comparar com outros, como a Vila Belmiro e Maracanã, por exemplo, que já passaram por três trocas. Mas, mesmo assim com grama já fora dos padrões, estamos entre os oito melhores, sem dúvida”, acredita Carneiro. Quanto às comparações que são feitas com outros gramados do Brasil, o dirigente tem explicação: “Em estádios particulares, como do Santos, Palmeiras e São Paulo, são realizados dois jogos por mês no máximo. Aqui, jogam Goiás, pela Série A, Vila e Atlético na B, com cerca de seis jogos por mês.”

Em relação ao novo piso do Serra, este terá a grama bermuda green. “É a bermuda green evoluída, com 1,2cm de altura. Hoje, temos aqui a de 4cm. Por isso, falam que os outros gramados são um tapete por conta disso, a grama fica mais rente e a bola rola melhor.” Para viabilizar a troca do gramado, Eduardo adianta que já existe uma programação com a Federação Goiana de Futebol (FGF) para mudar o formato do próximo Goianão. Assim, times como Goiás, Vila e Atlético só jogarão nos seus estádios. “A tabela marcaria os clássicos no Estádio Serra Dourada mais para o final do turno para dar tempo de finalizar a troca da grama”, diz o administrador.

REFORMA

De acordo com Eduardo, existe um projeto no valor de R$ 70 milhões para reforma geral do Serra Dourada. “Seria uma parceria público-privada que investiria este valor (R$ 70 milhões). Dois grupos de empresas já manifestaram interesse, mas tudo isso ainda depende de autorização e licitação do governo. Para compensar os gastos particulares, as empresas teriam direito de exploração comercial do local por um determinado tempo”, finaliza.

Jogos de junho no Serra Dourada

Dia Horário Times

03-07 Sexta 21h00 Vila Nova x Guarani

05-07 Domingo 16h00 Goiás x Cruzeiro

11-07 Sábado 21h00 Atlético x Paraná

14-07 Terça 21h00 Vila Nova x Vasco

15-07 Quarta 19h30 Goiás x Avaí

18-07 Sábado 16h10 Atlético x Fortaleza

22-07 Quarta 21h50 Goiás x Palmeiras

25-07 Sábado 16h10 Vila Nova x Campinense

28-07 Terça 21h50 Atlético x Duque de Caxias

29-07 Quarta 21h00 Goiás x Atlético-PR

31-07 Sexta 21h00 Vila Nova x América-RN

Diário da Manhã