Prefeitura de Aparecida e Saneago firmam parceria

10:08 0 Comments A+ a-


Acordo tem objetivo de ampliar investimentos em saneamento básico no município e melhorar índices de coleta de esgoto e abastecimento de água


A efetivação de uma parceria administrativa entre a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e a Saneago, com o objetivo de ampliar os investimentos em saneamento básico no município e melhorar os índices de coleta de esgoto e de abastecimento de água tratada, foi a principal proposta acertada nesta terça-feira, 14, durante reunião entre o prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o presidente da estatal, Nicomedes Borges.

O encontro, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida, contou com as presenças do vice-prefeito Tanner de Melo (DEM), do deputado estadual Ozair José (PP), da primeira-dama e secretária de Ação Social, Carmem Sílvia, do presidente da Câmara Municipal, João Antônio Borges, do ex-prefeito Freud de Melo, e de outras autoridades locais.

Durante a reunião, o peemedebista mostrou a realidade dos índices de saneamento básico da cidade. Atualmente, somente 17% da população possui o benefício da coleta de esgoto, e 48%, conta com a água tratada em suas residências ou estabelecimentos comerciais.

Maguito afirmou que espera contar com o apoio da Saneago para melhorar esses resultados, pois Aparecida, que hoje tem uma população de mais de 474 mil habitantes, está abaixo da média nacional em relação aos índices de saneamento básico. “Nós temos que fazer todo o esforço para melhorar essa situação e a qualidade de vida da sociedade”, afirmou.

Recursos

O presidente da Saneago informou que existe um investimento no município, na ordem de R$ 150 milhões, proveniente de recursos do BNDES, do PAC e do FGTS. “Com essas verbas, estamos construindo a estação de tratamento de esgoto (ETE) no bairro Vale do Sol e instalando 200 quilômetros de redes coletoras de resíduos”, afirmou Nicomedes, destacando que até o final de 2010 a ETE estará em funcionamento. A inauguração da obra também marcará a desativação da unidade do Jardim Maria Inês, já que a estação causa um grande transtorno aos moradores por causa do mau-cheiro difundido.

Nicomedes também ressaltou que os investimentos possibilitarão ampliar a coleta de esgoto e beneficiar 34% da população até o final do ano que vem. A água tratada, conforme adiantou, deverá atender 80% dos moradores nos próximos anos, e até 100%, quando for concluída a barragem do Ribeiro João Leite, em Goiânia. “Haverá água em abundância par atender toda a cidade”, afirmou, ressaltando que, para implantar os 100% de saneamento básico no município, será investido R$ 750 milhões.

Outra atividade acertada entre Maguito e Nicomedes foi a instalação de canos de água nos bairros que estão sendo asfaltados em Aparecida, mas ainda não contam com o benefício da água tratada. Segundo o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, o prefeito determinou que a pavimentação seja realizada inicialmente nos setores que já possuem o sistema implantado. Nos bairros cujas obras estão programadas para serem realizadas, a Saneago deverá colocar a rede, mesmo que não haja ainda a disponibilidade de água, a chamada rede seca, para que o asfalto não seja quebrado no futuro.

Vídeo Institucional

Além de discorrer sobre a realidade do município na área de saneamento básico, Maguito apresentou ao presidente da Saneago um vídeo institucional de Aparecida que mostra o desenvolvimento econômico e social da cidade e também os problemas de pavimentação, galerias de águas pluviais, falta de esgoto sanitário e água tratada. O “curta metragem” foi montado para que o município possa estabelecer um convênio no valor de U$ 100 milhões com o Banco Andino, apresentando o potencial de Aparecida e os problemas que deverão ser solucionados.