Aparecida terá verba federal para segurança pública

11:07 0 Comments A+ a-


A solenidade que oficializou a parceria foi selada com o ministro da Justiça, Tarso Genro, em Brasília.

O prefeito de Aparecida de Goiânia Maguito Vilela (PMDB) assinou nesta terça-feira, 14, convênio que inclui Aparecida de Goiânia no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A solenidade que oficializou a parceria foi selada com o ministro da Justiça, Tarso Genro, em Brasília. “Estamos aptos, agora, a pleitear recursos de segurança pública em 94 áreas diferentes. São verbas federais para iluminação, capacitação da Guarda Municipal, monitoramento de prédios públicos, entre outros”, exemplificou Maguito.

Prestigiado por deputados, senadores e representantes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o evento já entrou para a história de Aparecida como um dos mais importantes destes primeiros seis meses de mandato da atual gestão. Isto porque o município foi o único representante goiano contemplado pelo programa. Dos 300 projetos enviados ao Ministério da Justiça, apenas 11, de todo o País, foram selecionados. “Devemos comemorar, porque as estatísticas nos mostram que em todas as cidades integrantes do Pronasci, o índice de violência caiu vertiginosamente”, destacou o prefeito aparecidense.

Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Aparecida (Ippua), Fábio Passaglia, que acompanhou Maguito na solenidade, informou que já foi marcada uma reunião no próximo dia 20, em Brasília, para que os municípios contemplados conheçam o Sistema de Convênio (Sincov) do governo federal. “Com acesso a estas ferramentas, poderemos encaminhar os projetos para o Ministério da Justiça. E já estamos trabalhando, pois o nosso prazo vai até o dia 24 de julho”, pontuou Fábio, que irá gerenciar a participação de Aparecida no programa.

Novo Paradigma

O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão da repressão. São 94 ações que integram a União, os estados, municípios e diversos setores da sociedade. Os públicos-alvo do programa são jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Com as novas adesões, o Pronasci estará presente em 108 municípios, 20 estados e no Distrito Federal. Além de Aparecida, foram contemplados na solenidade de ontem os municípios de Passo Fundo, Vacaria e Bagé (RS); Uberaba (MG); Pinhais (PR); Caruaru e São Lourenço da Mata (PE); Nossa Senhora do Socorro (SE); e Jundiaí e Rio Claro (SP).