Anápolis completa 102 anos hoje

11:18 0 Comments A+ a-


Comemorações se iniciaram dia 18, com exposições e lançamento de livro. Inauguração de obras marca festividade


As comemorações dos 102 anos de Anápolis, a 57 km de Goiânia, iniciaram-se muito antes da data de aniversário da cidade, celebrado hoje. Desde o dia 18 deste mês, exposições e solenidades marcaram a quinzena de festividades do município.
Para abrir a programação oficial, foi realizado um sarau e feito o lançamento do livro Intendentes e Prefeitos de Anápolis, do jornalista Dilmar Ferreira. O evento ocorreu no Museu Histórico Alderico Borges de Carvalho.
Nos dias 21 e 24, os anapolinos puderam desfrutar de música e lazer ao ar livre na Praça Bom Jesus e no Centro Comercial da Vila Formosa, com a Banda Lira de Prata. A Banda de Música do Corpo de Bombeiros de Goiânia se apresentou no dia 23 em frente ao Vicunha Trade Center Vila Jayara.

Além disso, a Orquestra de Violeiros e a Orquestra da Polícia Militar fizeram parte da programação musical da festa. Segundo o diretor de Cultura, Augusto César, a Orquestra de Violeiros de Anápolis está se transformando em verdadeiro patrimônio cultural da cidade. “Dentro da orquestra estão reunidos os principais expoentes da música caipira e regional em um grupo que emociona em todos os lugares onde se apresenta.”
O espetáculo da Paixão de Cristo foi apresentado no Teatro Municipal pelo grupo Maior Amor, de Campo Grande, Mato Grosso Sul, no último domingo, 26, Dia de Sant’Ana, padroeira de Anápolis. O Maior Amor é um conjunto de teatro, coral e orquestra composto por 60 vozes e 30 atores.

A primeira etapa do Campeonato Goiano de Velocross aconteceu no sábado, 25, na Praça Polifuncional de Esportes e contou com a participação de 125 pilotos. Na etapa do Brasileiro, os vencedores foram: Fabiano Guimarães; Wolner Ferreira; Paulo Stedille; Kurt Rudolf; e Leonardo Muller. Na etapa do Goiano, os primeiros colocados foram: Vatutin Maia; Wolner Ferreira; Kurt Rudolf; Wanderley Cardoso; Walner Bariani; e Victor Garcia. Para a diversão dos anapolinos, a prefeitura municipal e o Banco do Brasil promoveram, também no sábado, uma Festa Julhina no clube da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). O arraiá fora de época contou com comidas típicas, muita música e diversão. A entrada do evento foi garantida por um quilo de alimento não -perecível.

À tarde, no Ginásio Internacional Newton de Faria, os ex-jogadores da seleção brasileira de vôlei e campeões olímpicos Maurício, Marcelo Negrão, Paulão e Carlão enfrentaram a equipe do Sesi de Goiânia. Trata-se do jogo de Exibição de Voleibol. Antes da partida, os atletas estiveram no gabinete do prefeito Antônio Gomide, onde concederam entrevistas à imprensa local e regional. Depois, seguiram para o Instituto Cristão Evangélico – entidade filantrópica que acolhe crianças órfãs e desamparadas –, onde foi feita a distribuição de agasalhos. Por volta das 11 horas, os ex-jogadores visitaram a Unidade Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia.

O mímico alemão Jomi-Josef Michael Kreutz se apresentou no Teatro Municipal, no mesmo dia. Este foi um presente da Embaixada Germânica pelo aniversário da cidade. É a primeira vez que o artista está em turnê pelo Brasil e seu espetáculo abordou, além das cenas satíricas, problemas políticos, sociais e ainda religiosos.
No mesmo dia, às 20h, realizou-se sessão solene na Câmara Municipal para apresentação da nova Lei Orgânica do Município. O documento foi reformado após 19 anos, com mudanças que o adequaram à realidade atual.
Hoje o dia será marcado pela apresentação do MotoShow, pelo Desfile Cívico Militar, na Avenida Goiás, contando com dez bandas marciais convidadas. Fechando a programação, 29 personalidades receberão a Comenda Gomes de Souza Ramos pelo papel que tiveram no desenvolvimento de Anápolis.
A tradicional Minimaratona 31 de Julho, que este ano chegou a sua 30ª edição, foi realizada no domingo, 26, com a participação de mais de 400 atletas da cidade e região. Organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, com supervisão da Federação Goiana de Atletismo, foram premiados os melhores colocados nas categorias mirim e principal, nas modalidades feminino, masculino, geral e, também, os primeiros anapolinos classificados
.

INAUGURAÇÕES

A semana de comemorações da cidade foi também período de inaugurações importantes para o município. Na manhã de segunda-feira, 27, o prefeito Antônio Gomide inaugurou mais uma unidade dos Serviços Integrados de Atendimento ao Cidadão – Rápido, que foi instalado na Avenida Minas Gerais, em frente à Praça Dom Emanuel, no Bairro Jundiaí. O evento teve a presença do vice-prefeito João Gomes; do deputado federal Rubens Otoni (PT); de vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades civis e militares. A banda da Polícia Militar abriu a solenidade de inauguração com o Hino Nacional Brasileiro. O Rápido do Bairro Jundiaí irá oferecer os mesmos serviços das outras agências, localizadas no Anashopping e na Vila Jaiara. Esta unidade terá a Ouvidoria e o Protocolo Geral trazendo melhorias no atendimento à população.

Pavimentação em três bairros

Na terça-feira, 28, foi a vez do asfalto nos bairros Polocentro, Calixtolândia e Itatiaia. A banda Pimenta Baiana comandou a festa de inauguração. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável, Clodoveu Reis, explica que, ao todo, foram pavimentados quase 127 mil m² de vias nos três setores, sendo 79.865 m2 no Polocentro; 45.839 m2 no Calixtolândia; e 1.285 m2 no Itatiaia. Além disso, foram construídas galerias de águas pluviais e meios-fios. Na quarta-feira, 29, às 8h30, foi inaugurada a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social – Cras Sul. A antiga unidade, que era localizada na Vila Mariana, agora ganha novo espaço e será coordenada por Beatriz Xavier Nonato Alves da Costa Alcântara. Com duas unidades de atendimento no município, o Centro de Referência em Assistêncial Social – Cras – desenvolve ações do Programa de Atenção Integral às Famílias (Paif) com o objetivo de apoiar e garantir seus direitos de cidadania, com ênfase para a convivência na família e na comunidade. Visando à garantia dos direitos fundamentais do Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como na Lei Maria da Penha, a prefeitura inaugurou ontem, às 15h30, o Centro de Atendimento Social Ampliado – Casa. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Francisco Rosa, afirma que o órgão irá centralizar as seguintes unidades de atendimento: Centro de Referência Especial de Assistência Social – Creas, Conselho Tutelar Leste, Diretoria da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. “Tivemos a preocupação que a unidade fique situada nas imediações da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Fórum e do Juizado da Infância e da Juventude, para fins de unificação do atendimento infanto-juvenil em situação de risco.” A Rua Barão de Cotegipe fez parte também das obras de recuperação da prefeitura. As ruas da Glória, Sócrates Diniz e Conde Afonso Celso foram beneficiadas pela iniciativa. A região conhecida pelas constantes inundações no período chuvoso apresentava grave problema de infraestrutura. Com a força das águas, o Córrego Catingueiro, uma das nascentes do Ribeirão João Leite, transbordava e provocava grandes alagamentos no local.

Resgate histórico em fotografias

O Resgate Histórico Fotográfico (RHF) estará em exposição até hoje à noite no Brasil Park Shopping. Iniciativa da prefeitura municipal, o projeto teve como objetivo apresentar e democratizar momentos que marcaram o desenvolvimento da cidade por meio de imagens. A exposição foi aberta oficialmente dia 15 de julho no pátio do Centro Administrativo, onde permaneceu até sexta-feira, 24, com visitação aberta ao público. A ideia é, após o aniversário da cidade, levar o trabalho, que faz parte do Projeto Histórico Digital de Anápolis (PHDA), a escolas, universidades e espaços públicos da cidade. É possível também que a exposição seja realizada em outras cidades goianas e no Distrito Federal. “A motivação é levar as pessoas a refletirem sobre a terra onde seus antepassados viveram, onde seus pais se enamoraram, onde suas vidas foram alicerçadas e onde o seu futuro está sendo construído”, explica o fotógrafo Claudiomir Gonçalves, autor da pesquisa que deu origem ao trabalho. Para efetivar a exposição, foram recuperados fotos, áudios, vídeos, documentos e memórias relevantes da história de Anápolis junto a pessoas físicas, jurídicas e órgãos públicos. Todo esse acervo foi transformado em arquivos acessíveis ao público de todo o mundo, resgatando e registrando a história de Anápolis desde a sua origem até o presente. Dentro da programação de exposições, a ExpoCar Anápolis foi realizada no antigo prédio do Supermercado Tatico, de 24 a 26 de julho, sendo o ingresso um quilo de alimento não-perecível. Durante os três dias do evento, apreciadores de carros antigos conferiram a exposição ao estilo dos anos 1970 e 1980. De acordo com o diretor de Turismo, Jakson Charles, o evento atraiu visitantes de várias regiões do Estado. “Alcançamos nosso principal objetivo, que foi movimentar a cidade e atrair pessoas de outras regiões. Ainda neste ano pretendemos realizar vários eventos para satisfazer os anseios de nossa comunidade”, afirma.

CAMPEONATO

Entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, Anápolis sediará o V Campeonato Centro Norte de Tiro Prático (IPSC), que terá lugar na sede da Associação de Tiro Esportivo de Anápolis (Atire), localizada na Fazenda São Mateus, no Distrito de Joanápolis. O campeonato faz parte do Calendário Desportivo Nacional da Confederação Brasileira de Tiro Prático e deverá ser incluído no calendário oficial do aniversário de Anápolis. É a primeira vez que o evento esportivo será realizado na cidade, sendo a Atire instituição pioneira de Goiás, por ser o primeiro clube goiano filiado à Federação de Tiro Prático de Goiás. O Campeonato Centro Norte de Tiro Prático reunirá os melhores atletas do tiro prático do País. Três atletas da delegação brasileira com participação no Panamericano, realizado em Guayaquill, Colômbia, também estarão na cidade para o certame.

Um pouco da história da cidade

Os pioneiros na povoação de Anápolis, no século XVIII, foram os tropeiros que demandavam de diferentes províncias em direção às lavras de ouro de Meia Ponte (Pirenópolis), Corumbá de Goiás, Santa Cruz, Bonfim (Silvânia) e Vila Boa (cidade de Goiás). Os principais cursos de água que cortam a região de Anápolis – João Cezário, Góis e Antas – eram sítios de descanso e serviam como referência e orientação na viagem. No século XIX, inúmeros fazendeiros já estavam fixos no local.

O primeiro documento oficial sobre Anápolis é datado 25 de abril de 1870. Um grupo de moradores constituído por Pedro Roiz dos Santos, Inácio José de Souza, Camilo Mendes de Morais, Manoel Roiz dos Santos e Joaquim Rodrigues dos Santos fez a doação de parte de suas terras para a formação do que se denominou de Patrimônio de Nossa Senhora de Santana.

Atraído pela fertilidade da terra e pelo clima, Gomes de Sousa Ramos veio para a região e foi um dos fundadores de Anápolis. Chegando aqui no ano de 1870, construiu uma capela. Logo depois, alguns moradores fizeram doação das terras onde se localiza, parte da cidade, à Santa.
Gomes iniciou a construção da capela nos primeiros meses do ano de 1871. Foi graças aos esforços conjuntos do coronel Zeca Batista e de Gomes que a Freguesia de Santana das Antas foi elevada a vila, em dezembro de 1887.

Diário da Manhã