Setor Campinas ganha parque de aniversário

21:59 0 Comments A+ a-


Bairro completa 199 anos amanhã e receberá poderes Legislativo e Executivo no dia 10

Campinas completa 199 anos amanhã, 8, com motivos para comemorar e lamentar. O setor ganhará como presente de aniversário a criação do Parque Municipal Campininha das Flores – José Mulser, cuja ordem de serviço será assinada pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende, na próxima sexta-feira (10), quando os poderes Executivo e Legislativo da Capital serão transferidos para o bairro mais antigo da cidade. Os moradores aprovam a obra, mas se queixam da falta de planejamento e do crescimento desordenado.

O parque será criado na margem esquerda do Córrego Cascavel, entre as avenidas Padre Wendel e 24 de Outubro. A unidade de conservação ambiental terá área de aproximadamente 30 mil metros quadrados, na divisa do Setor Campinas com a Vila São José.

O espaço será construído sobre o local em que funcionava o antigo curtume São José, desativado há mais de 25 anos. O terreno já foi desapropriado e as obras começam nesta sexta-feira. Os trabalhos serão iniciados pela limpeza da área. A responsabilidade sobre a execução do projeto será da gerência de arquitetura e engenharia ambiental da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma).

ARBORIZAÇÃO
Ao andar por Campinas facilmente observa-se que a paisagem predominante é composta por concreto e asfalto. Nas calçadas, estreitas e cheias de pedestres, é difícil encontrar sombra. E o calor é maior que a média municipal em cerca de 2 graus celsius. O bairro perdeu arborização no decorrer do processo de crescimento das atividades comerciais nos últimos 25 anos do século passado e a criação do Parque Municipal Campininha das Flores – José Mulser vem para tentar recompor o verde.

A obra atenderá reivindicação antiga da Associação dos Moradores de Campinas (Amocamp) e do Grupo Amigos de Campinas. O presidente da Amocamp, Oswaldo Rival, a considera fundamental para a qualidade de vida na região. Porém, os residentes locais continuarão com dificuldades para andar na sombra. Com calçadas e ruas estreitas, fica quase inviável planejar arborização nas vias de Campinas, por onde circulam os pedestres. A dificuldade é explicada pela transformação do bairro de espaço residencial em comercial.

“Árvores foram cortadas para mostrar as fachadas das lojas”, conta o o professor aposentado da Universidade Federal de Goiás (UFG), Juarez Costa Barbosa. Para o docente, a fama de
Goiânia ser uma das cidades mais arborizadas do País não se aplica a Campinas. “O problema é que as questões referentes ao bairro são sempre discutidas com entidades que representam o comércio, mas eles só ficam aqui até o fim da tarde”, disse.

Já os moradores estão no bairro 24 horas, mas são cada vez mais raros. A perda da característica residencial expulsou habitantes nas últimas décadas, principalmente devido à especulação imobiliária dos terrenos e lotes.

Geração de 50 mil empregos
O ônus da perda de sossego é recompensado pelos 50 mil empregos diretos e outros 50 mil indiretos gerados no bairro. A vitalidade econômica de Campinas explica o fato de o bairro ter a maior arrecadação de ICMS de
Goiânia, responsável por 40% do montante municipal. Os recursos são provenientes das mais de 5 mil empresas instaladas no setor.

O comércio de Campinas tem uma “característica única no País”, como afirma o relações-públicas da Câmara de Dirigentes Lojistas de
Goiânia, Antônio Meneghello. O bairro concentra atividades comerciais diferenciadas em locais próximos, como as do ramo atacadista na Rua José Hermano, ou das jóias na Rua Benjamim Constant. Próximo à Matriz de Campinas existem as lojas de roupas de noivas. Na Avenida Castelo Branco, artigos agropecuários, selaria e ferragens. Atrás do Camelódromo da Praça A, móveis para escritórios, entre outros.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

•8 de julho
* 8 horas: abertura da comemoração
Orquestra de Violeiros
Lcal: Mercado de Campinas

•10 de Julho
* 6 horas: alvorada
Local: Estádio Antônio Accioly, Praça João Rita Dias, Igreja Matriz, Praça Walter Santos, Trem Bão, Rodoviária de Campinas
* 8 horas: hasteamento de bandeiras com Hino Nacional
* 9 horas: transferência dos poderes Executivo e Legislativo
Local: Colégio Santa Clara
* 10 horas: lançamento de carimbo comemorativo
local: Colégio Santa Clara
* 10h15: homenagem aos campineiros tradicionais
local: Colégio Santa Clara
* 11 horas: despacho do prefeito com entidades campineiras
local: Colégio Santa Clara
* 16 horas: visita do prefeito ao Cais de Campinas
local: Cais
* 16h30: inauguração e instalação do busto do Cel. Joaquim Lúcio
Local: Praça Joaquim Lúcio
* 17 horas: lançamento da pedra fundamental do Parque Campininha das Flores
local: entre av. 24 Outubro e Av. Padre Wendell
* 19h culto ecumênico
local: Igreja Matriz de Campinas
* 20h30: shows com Célia Valadão e orquestra Sinfônica de
Goiânia
Local: Praça da Matriz de Campinas

•11 de Julho
* 9 horas: caminhada campineira
Local: Estádio Antônio Accioly
* 10 às 17 horas: Projeto Sesc para Todos, Cais Campinas
Local: Praça João Rita Dias
* 17 às 20 horas: apresentações de capoeira, quadrilhas e shows populares
local: Praça Joaquim Lúcio

•12 de Julho
* 8h30: maratona com participação do prefeito Iris Rezende
local da chegada: Estádio Antônio Accioly.

Diário da manhã