Praça Cívica será toda revitalizada
Uma força-tarefa comandada pelo governo estadual vai revitalizar toda a Praça Cívica. Ontem pela manhã uma comissão formada por diversos órgãos (Casa Civil, Agepel, Iphan, Saneago, Celg, Polícia Militar, Bombeiros, Agetop, Agetur, Secretaria-Geral da Governadoria e outros) se reuniu para dar o pontapé inicial nessas mudanças que vão melhorar o aspecto daquele que é considerado hoje o principal logradouro público da cidade. Nele estão Palácio das Esmeraldas, Centro Administrativo Pedro Ludovico, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Museu Zoroastro Artiaga, antiga Prefeitura de Goiânia, Agepel (todos em art déco) e outros importantes órgãos e instituições públicas. Um levantamento sobre o patrimônio da Praça Cívica (um exemplo, o das fontes luminosas) já foi realizado.
Essas fontes serão todas restauradas pela Agetop e a médio prazo a pavimentação será toda refeita. Um dos grandes problemas e o que mais chamou a atenção da comissão é a iluminação do local e será a primeira providência a ser tomada. A Praça Cívica é hoje a única praça estadual (por decreto) na Capital, mas toda sua manutenção tem ficado por conta da Prefeitura de Goiânia.
O governador Alcides Rodrigues determinou ao coronel Vaz e a Carlos Peixoto o maior empenho nos trabalhos de restauração da praça. Uma série de shows e apresentações culturais já está sendo agendada para este mês. Participaram ontem da primeira reunião Leopoldo Veiga Jardim, Salma Saddi (ela é superintendente regional do Iphan), Wagner Soares, Willian Jorge Aques (Celg), Luiz Fagundes, major Franco, coronel Margela, coronel Vaz. Wagner Siqueira, presidente da Comurg, por telefone, se colocou à disposição da comissão para o que for preciso ser realizado no local.
Diário da Manhã